Um fim de semana sombrio de perseguição cristã pelo mundo

Cerca de 30 cristãos mortos ou sequestrados em diferentes incidentes em três países diferentes, desde quinta-feira até domingo

ACN

Quinze cristãos morreram e dois ficaram feridos em um ataque contra católicos em Essakane, na diocese de Dori, Burkina Faso. O ataque, que ocorreu ontem (domingo, 25 de fevereiro), foi realizado por terroristas que atacaram a comunidade católica durante a reunião para a oração dominical. De acordo com informações enviadas à ACN – Ajuda à Igreja que Sofre, pela Diocese de Dori, doze das vítimas morreram durante o ataque, enquanto outras três morreram na clínica local devido aos ferimentos. O comunicado pede orações pelas vítimas e suas famílias, mas também ela conversão dos criminosos.

“Neste momento doloroso, convidamos a orar por aqueles que morreram na fé, para que descansem no Senhor; para a cura dos feridos e para a consolação dos que estão de luto. Rezemos também pela conversão daqueles que continuam a semear a morte e a desolação no nosso país. Que nossos esforços de penitência e oração durante este abençoado tempo da Quaresma tragam paz e segurança ao nosso país, Burkina Faso”.

A situação de segurança em Burkina Faso tornou-se drástica nos últimos anos, com os cristãos sendo particularmente visados por grupos terroristas inspirados pelo extremismo islamista. Tal situação precisa ser entendida como parte de um conflito mais amplo que envolve vários países da região do Sahel, incluindo Mali, Chade, Níger e Nigéria.

Sequestros no Haiti

O massacre em Essakane veio na esteira de notícias perturbadoras do Haiti, no Caribe, onde seis religiosos e um padre foram sequestrados em dois incidentes separados na capital Porto Príncipe, na última sexta-feira, 23 de fevereiro. Os seis membros da Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração foram sequestrados quando estavam a caminho da Escola João XXIII, administrada pela ordem. Uma professora que estava com eles também foi levada. Em comunicado enviado à ACN, a congregação informa sobre a situação atual.

“Diante desse doloroso acontecimento, a instituição João XXIII está fechando suas portas até segunda ordem. As demais instituições dos Irmãos do Sagrado Coração em todo o país continuarão o trabalho de conscientização da nova geração sobre os valores da convivência em harmonia, com vistas ao surgimento de uma nova sociedade mais humana, mais solidária e mais unida”.

Poucas horas depois, um padre também foi sequestrado em Porto Príncipe. Ele foi retirado de sua paróquia, entre alguns fiéis, logo após ter terminado de rezar a missa matinal. Segundo fontes locais, eles foram liberados no mesmo dia.

A situação de segurança no Haiti é muito precária, pois a sociedade em geral lida com o colapso total do Estado e das instituições regulares. Apesar do trabalho incansável da Igreja, clérigos e religiosos não foram poupados da violência liderada por gangues armadas. Estes últimos sequestros ocorreram menos de um mês depois de um grupo de seis religiosas também ter sido sequestrado.

Assassinatos na Etiópia

Um dia antes, na quinta-feira, 22 de fevereiro, a ACN recebeu a primeira notícia de tragédia, desta vez na Etiópia, onde quatro monges foram sequestrados e assassinados por homens armados. Os monges pertenciam ao mosteiro ortodoxo etíope de Zequala, a apenas 50 km da capital, Adis Abeba. A triste notícia foi confirmada pelo Departamento de Relações Públicas da Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo. O ataque ao Mosteiro ocorreu no contexto de uma luta violenta entre grupos étnicos armados e o Governo central da Etiópia.

Fonte: ACN (Ajuda a Igreja que Sofre)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários