A associação ‘Hozana’, constituída por leigos católicos com o objetivo de unir comunidades em oração, lançou um aplicativo para a recitação do Rosário em grupo.
A campanha de oração, promovida mundialmente, é intitulada ‘Um milhão de rosas para Maria’. A proposta é que os fiéis sejam incentivados a recitar, ao longo do mês de maio, um milhão de dezenas do Rosário.
Os promotores da iniciativa explicaram que a “associação Hozana quer convidar os cristãos de todo o mundo a expressar seu amor e agradecimento a Nossa Senhora, com um belo presente: um milhão de dezenas rezadas em todo o mundo! Estas dezenas, na realidade, são rosas espirituais que Nossa Senhora recebe cada vez que seus filhos rezam uma Ave-Maria”.
A ideia é que cada usuário deste aplicativo se una com outras quatro pessoas próximas e que diariamente cada integrante do grupo dedique cinco minutos do seu dia para recitar e meditar uma dezena do Rosário. Ao final do dia, cada grupo terá meditado os cinco mistérios, formando uma corrente de oração.
A cada dia, os participantes da iniciativa receberão um mistério do Rosário, ou seja, um conteúdo de meditação relacionado a um episódio do Evangelho que permitirá fazer um aprofundamento no mistério do dia, enquanto reza uma dezena. A proposta é inspirada no conceito de Rosário Vivo, idealizada pela Beata Paulina Jaricot, da França, que consiste basicamente em reunir-se em grupos e ‘dividir-se’ na recitação do Rosário por dezenas.
Até o momento, mais de 22 mil pessoas fizeram o download do aplicativo, que pode ser acessado em quatro idiomas: português, espanhol, inglês e francês.
A associação Hozana revelou ainda que pretende fazer uma oferenda floral, com rosas, na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Cidade do México, representando as orações dos fiéis distribuídos por todo o mundo.
Fontes: Gaudium Press e Rome Reports