Confira nossa versão impressa

‘As verdades de Deus não envelhecem; talvez precisemos renovar o jeito de anunciá-las’

Disse Dom Odilo no programa “Diálogos de Fé” do ultimo domingo, 26

‘As verdades de Deus não envelhecem; talvez precisemos renovar o jeito de anunciá-las’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, dialogou com católicos de todo o Brasil, no domingo, 26, no programa “Diálogos de Fé”, transmitido pelas mídias sociais da Arquidiocese de São Paulo e pela rádio 9 de Julho (AM 1.600 kHz), sempre das 12h30 às 13h.

O GRANDE TESOURO

Dom Odilo iniciou com uma reflexão sobre o Evangelho do 17º Domingo do Tempo Comum (Mt 13,44-52), no qual Jesus apresenta parábolas sobre o Reino dos Céus. As duas primeiras falam sobre o homem que encontrou um tesouro no campo e um comerciante que encontra uma pérola preciosa.

“A pérola preciosa e o tesouro escondido no campo simbolizam o Reino de Deus e as suas promessas. É o próprio Deus, reinando no meio de nós, que deseja o nosso bem. É Jesus Cristo, Nosso Senhor, que manifesta o amor e a misericórdia de Deus. Essas promessas são nosso grande tesouro, esta é a pérola preciosa que precisamos encontrar na vida.”

 TORNAR-SE UM PEIXE BOM

 O Cardeal Scherer também recordou a terceira parábola citada no Evangelho, que fala sobre a rede lançada ao mar pelos pescadores, que após a pesca separam os peixes bons e os ruins.

 “Para ser acolhido no Reino de Deus, o que é necessário? Tornar-se peixe bom. E o que é se tornar um peixe bom? É acolher e viver conforme o Evangelho. Acolher os mandamentos de Deus e procurar orientar a vida conforme os mandamentos, assim se torna um peixe bom e é escolhido para fazer parte do Reino de Deus.

AS VERDADES DE DEUS O

 Arcebispo de São Paulo concluiu a reflexão comentando a última parábola do Evangelho do dia, na qual Jesus diz que o Reino de Deus é semelhante a um mestre da lei que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.

“As verdades de Deus não envelhecem; talvez precisamos renovar o jeito de anunciá-las. Nós temos a renovação da Igreja, a conversão missionária, a conversão pastoral, e isso é necessário para que sempre voltemos à velha e antiga verdade e ao tesouro que sempre descobrimos de novo e que está escondido no velho baú.”

 A COMUNHÃO ESPIRITUAL

 Após as reflexões, o Cardeal respondeu a perguntas dos internautas. Uma das questões foi a respeito da comunhão espiritual, se ela é válida quando se assiste a uma missa gravada. Dom Odilo explicou que, apesar de a comunhão espiritual não ser a mesma coisa que a comunhão sacramental, tem grande valor e eficácia. Em comum, ambas são acompanhadas do desejo e propósito de união com Nosso Senhor Jesus Cristo. O Cardeal exortou os fiéis que assistem à missa pela televisão ou internet que o façam quando de sua transmissão ao vivo.

TODOS SOMOS UNGIDOS?

A internauta Barbara Siqueira questionou: “Todos os católicos que são crismados podem ser chamados de ungidos?”

Dom Odilo esclareceu: “Todos nós recebemos a unção do Espírito Santo no Batismo e novamente na Crisma. Portanto, todos os cristãos que receberam legitimamente o Batismo são ungidos pelo Espírito Santo. Nem todos, porém, vivem de acordo com essa unção e deixam que ela frutifique, essa é a grande diferença”.

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas Notícias

Comunidade Canção Nova dá ‘abraço virtual’ em São Paulo

Transmitido pela TV e internet, evento de evangelização que costuma reunir multidões na capital paulista foi acompanhado em todo o Brasil e...

‘Vale a pena enfrentar a cruz e todo sofrimento por causa de Cristo’

Afirmou o Cardeal Scherer em missa na Catedral da Sé, nesta quinta-feira, 6, Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos

Mês vocacional é aberto com missa presidida por Dom Devair Araújo da Fonseca

No domingo, 2, Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, presidiu missa...

Festa de São Pedro Julião Eymard, o apóstolo da Eucaristia

A Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Santa Ifigênia, Setor Pastoral Catedral, cuja igreja matriz tem...

Paróquia Santo Inácio completa 80 anos

Na sexta-feira, 31 de julho, a Paróquia Santo Inácio de Loyola, Setor Pastoral Paraíso, completou 80 anos de existência, hoje confiada aos...

Newsletter