Confira nossa versão impressa

‘As verdades de Deus não envelhecem; talvez precisemos renovar o jeito de anunciá-las’

Disse Dom Odilo no programa “Diálogos de Fé” do ultimo domingo, 26

‘As verdades de Deus não envelhecem; talvez precisemos renovar o jeito de anunciá-las’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, dialogou com católicos de todo o Brasil, no domingo, 26, no programa “Diálogos de Fé”, transmitido pelas mídias sociais da Arquidiocese de São Paulo e pela rádio 9 de Julho (AM 1.600 kHz), sempre das 12h30 às 13h.

O GRANDE TESOURO

Dom Odilo iniciou com uma reflexão sobre o Evangelho do 17º Domingo do Tempo Comum (Mt 13,44-52), no qual Jesus apresenta parábolas sobre o Reino dos Céus. As duas primeiras falam sobre o homem que encontrou um tesouro no campo e um comerciante que encontra uma pérola preciosa.

“A pérola preciosa e o tesouro escondido no campo simbolizam o Reino de Deus e as suas promessas. É o próprio Deus, reinando no meio de nós, que deseja o nosso bem. É Jesus Cristo, Nosso Senhor, que manifesta o amor e a misericórdia de Deus. Essas promessas são nosso grande tesouro, esta é a pérola preciosa que precisamos encontrar na vida.”

 TORNAR-SE UM PEIXE BOM

 O Cardeal Scherer também recordou a terceira parábola citada no Evangelho, que fala sobre a rede lançada ao mar pelos pescadores, que após a pesca separam os peixes bons e os ruins.

 “Para ser acolhido no Reino de Deus, o que é necessário? Tornar-se peixe bom. E o que é se tornar um peixe bom? É acolher e viver conforme o Evangelho. Acolher os mandamentos de Deus e procurar orientar a vida conforme os mandamentos, assim se torna um peixe bom e é escolhido para fazer parte do Reino de Deus.

AS VERDADES DE DEUS O

 Arcebispo de São Paulo concluiu a reflexão comentando a última parábola do Evangelho do dia, na qual Jesus diz que o Reino de Deus é semelhante a um mestre da lei que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.

“As verdades de Deus não envelhecem; talvez precisamos renovar o jeito de anunciá-las. Nós temos a renovação da Igreja, a conversão missionária, a conversão pastoral, e isso é necessário para que sempre voltemos à velha e antiga verdade e ao tesouro que sempre descobrimos de novo e que está escondido no velho baú.”

 A COMUNHÃO ESPIRITUAL

 Após as reflexões, o Cardeal respondeu a perguntas dos internautas. Uma das questões foi a respeito da comunhão espiritual, se ela é válida quando se assiste a uma missa gravada. Dom Odilo explicou que, apesar de a comunhão espiritual não ser a mesma coisa que a comunhão sacramental, tem grande valor e eficácia. Em comum, ambas são acompanhadas do desejo e propósito de união com Nosso Senhor Jesus Cristo. O Cardeal exortou os fiéis que assistem à missa pela televisão ou internet que o façam quando de sua transmissão ao vivo.

TODOS SOMOS UNGIDOS?

A internauta Barbara Siqueira questionou: “Todos os católicos que são crismados podem ser chamados de ungidos?”

Dom Odilo esclareceu: “Todos nós recebemos a unção do Espírito Santo no Batismo e novamente na Crisma. Portanto, todos os cristãos que receberam legitimamente o Batismo são ungidos pelo Espírito Santo. Nem todos, porém, vivem de acordo com essa unção e deixam que ela frutifique, essa é a grande diferença”.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Novo documento do Vaticano ressalta o compromisso dos bispos pela unidade dos cristãos

“O Bispo e a unidade dos Cristãos: vademecum ecumênico” é o título do novo documento publicado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade...

Dom Jorge Pierozan conclui visitas pastorais na Região Santana

O Bispo celebrou na Paróquia Santa Joana D’Arc, no  Setor Pastoral Tremembé No domingo, 29 de novembro, Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar de São Paulo...

Paróquia Nossa Senhora das Graças realiza festa da padroeira na Brasilândia

As festividades foram encerradas com uma procissão luminosa e missa solene Com o tema “Maria, mãe da consolação e de todas as graças”, foi celebrada...

Governo cria Comitê Interministerial de Doenças Raras

Decreto está publicado hoje no Diário Oficial da União O governo federal criou o Comitê Interministerial de Doenças Raras, que funcionará no âmbito do Ministério...

Primeira pregação do Advento, Catalamessa: “irmã morte é fonte de vida eterna”

Nesta primeira sexta-feira do Advento, 4, iniciaram as meditações do pregador da Casa Pontifícia Raniero Cantalamessa, criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de...

Newsletter