Confira nossa versão impressa

Hospital de Porto Alegre recebe respiradores e UTI é nomeada “Papa Francisco”

Hospital de Porto Alegre recebe respiradores e UTI é nomeada “Papa Francisco”

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que acolhe os pacientes com Covid-19 do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) recebeu o nome do Papa Francisco. A homenagem é um agradecimento pela doação de quatro respiradores e um aparelho de ultrassom feito pelo Vaticano e que chegaram à capital gaúcha nesta quinta-feira, 27 de agosto, e que irão reforçar o combate à Covid-19. O arcebispo metropolitano e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, abençoou os equipamentos.

Dom Jaime Spengler (no centro, à direita) recebe equipamentos | Foto: reprodução/arquidiocese de Porto Alegre (RS)

A entrega foi feita pelo emissário Antonio Guizzetti, representante da Hope Onlus, associação italiana independente e sem fins-lucrativos. Guizzetti foi recebido em Porto Alegre por dom Jaime Spengler, pelo reitor da PUCRS, irmão Evilázio Teixeira, e pelo diretor-geral do Hospital, Leandro Firme. Durante a visita, o grupo circulou pelas dependências do HSL, passando pelo Centro Clínico, Centro de Diagnóstico de Imagem e também pelos ambulatórios onde atualmente é conduzido o estudo da testagem da vacina contra o coronavírus.

Para ajudar no enfrentamento à doença na Região Metropolitana de Porto Aleger, o hospital vem ampliando gradativamente a sua oferta de leitos para pacientes contaminados com o novo coronavírus. Atualmente, segundo o HSL, 46 leitos estão disponíveis na UTI Covid-19 e outras 104 unidades para a enfermaria.

Solidariedade

Para dom Jaime Spengler, que concedeu a benção aos equipamentos, “este gesto é a expressão da solidariedade de homens e mulheres preocupados com a vida dos menos favorecidos”. Ele endossa o sentimento de Guizzetti, que expressa a motivação do pontífice com o programa de auxílio que busca “encontrar os meios necessários para salvar e curar muitas vidas humanas”, sobretudo em países como o Brasil, que majoritariamente sofre por causa da emergência epidemiológica da Covid-19.

Segundo o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, “Este ato de solidariedade da Igreja, bem como todo apoio recebido de nosso arcebispo e chanceler de nossa Universidade, dom Jaime Spengler, é fundamental para que sigamos fortalecidos e atuantes na nossa missão de cuidado e promoção à vida”. Para o diretor-geral do hospital, Leandro Firme, a doação é uma importante soma aos esforços da instituição. “A contribuição é reflexo dos movimentos que temos feito no combate à pandemia. É uma honra para nós estar entre os hospitais escolhidos pelo Vaticano”, celebra.

Generosidade que atende a um apelo

Atendendo ao apelo do Papa Francisco pela solidariedade de todos neste tempo de pandemia, a Esmolaria Apostólica do Vaticano e a associação Hope Onlus estão sendo o elo entre diversos doadores e estruturas sanitárias em situação de emergência e pobreza, fazendo chegar tecnologia médica a quem mais precisa. Ao todo, são 18 ventiladores de terapia intensiva Draeger e 6 aparelhos de ultrassom portáteis Fuji doados para hospitais brasileiros. Além de Porto Alegre, são as cidades contempladas pelas doações do Papa Francisco: Goiânia (GO), Tocantinópolis (TO), Crato (CE), Aracaju (SE) e Rio de Janeiro (RJ).

Com informações e fotos do Hospital São Lucas da PUCRS e Ascom da Arquidiocese de Porto Alegre
ViaCNBB

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

SP fecha último hospital de campanha para tratamento de covid-19

Os equipamentos utilizados serão doados para instituições assistenciais e unidades de saúde pública Com...

Arquidiocese terá paróquia em honra a Santa Dulce dos Pobres

No próximo sábado, 26, às 18h, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidirá...

Papa: cultura do descarte é um atentado contra a humanidade. ONU seja oficina de paz

Coronavírus, desigualdade, perseguição religiosa, armas, Amazônia e família: estes são alguns dos temas tratados pelo Papa Francisco...

Bíblia: alimento para a peregrinação dos filhos de Deus

Muitas pessoas afirmam ter dificuldade em ler e compreender as Escrituras, por não entender sua linguagem, símbolos e contextos. É por isso...

‘Economia de Francisco’: jovens dialogam com o Cardeal Scherer

Arcebispo de São Paulo participou de reunião virtual com três brasileiros integrantes ADCE que participam do evento internacional

Newsletter