USP envia 26 equipamentos do Projeto Inspire para Manaus

Além do lote com suporte respiratório emergencial desenvolvido pela Poli, foram enviados acessórios como baterias, tubos e filtros

Erika Yamamoto/Assessoria de Imprensa da USP

A USP enviou na última sexta-feira,15, um lote com 26 equipamentos de suporte respiratório emergencial do Projeto Inspire para hospitais de Manaus, capital do Estado do Amazonas. Além dos equipamentos, também foram enviados acessórios como baterias, tubos e filtros.

O suporte respiratório para uso emergencial Inspire foi desenvolvido pela Escola Politécnica (Poli) e é produzido em parceria com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) que, além da montagem final do equipamento, também fornece o apoio logístico.

“O Projeto Inspire teve início em março do ano passado, há dez meses, e felizmente hoje somos capazes de entregar para a população um produto de qualidade, capaz de atender às suas necessidades emergenciais. É muito gratificante participar de um projeto como esse, cumprindo a nossa vocação como universidade pública de pesquisa”, ressaltou o professor da Poli e coordenador do projeto, Raúl Gonzalez Lima.

Os equipamentos foram transportados para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, de onde seguirão para o Amazonas em um voo da Latam Cargo Brasil, por meio do programa Avião Solidário.

Projeto Inspire

O Projeto Inspire surgiu em março do ano passado, ainda no início da pandemia da covid-19. O objetivo da equipe de pesquisadores era desenvolver um equipamento para suporte respiratório de baixo custo, livre de patente, de rápida produção e com insumos nacionais, para oferecer uma alternativa e suprir uma eventual demanda emergencial do aparelho.

O projeto foi submetido a testes clínicos, realizados com pacientes do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e considerado aprovado em todos os modos ventilatórios oferecidos.

Em setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início da produção do ventilador emergencial Inspire e, até o final do ano passado, 75 equipamentos já haviam sido doados para hospitais nos Estados de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

O projeto tem a participação de aproximadamente 250 pesquisadores e voluntários de diversas unidades da USP e de outras instituições, como o Instituto Federal de São Paulo, e conta com doações de parceiros da iniciativa privada.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários