Cardeal Scherer institui leitores e acólitos no Seminário Redemptoris Mater

Seminaristas se preparam para serem sacerdotes diocesanos e enviados em missão

Cardeal Scherer institui leitores e acólitos no Seminário Redemptoris Mater
Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo

No domingo, 18, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu a celebração eucarística no Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo, localizado no Jaraguá, zona Norte da capital paulista. Na ocasião, foram instituídos o ministério de leitor ao seminarista angolano Rainério e ao brasileiro Thiago Billy, e o ministério de acólito ao seminarista paraguaio Francisco e ao brasileiro Denis.

SACERDOTES MISSIONÁRIOS

Ao celebrar o 29º Domingo do Tempo Comum, Dia mundial das Missões, o Cardeal enfatizou, na homilia, a importância do Seminário Redemptoris Mater, que prepara os seminaristas diocesanos para se tornarem sacerdotes missionários, enviados conforme a necessidade da Igreja.

“Somos uma Igreja missionária por natureza e esses seminaristas receberam os ministérios de leitor e acólito para servirem o povo de Deus de forma missionária e para levar a Palavra de Deus a muitos que talvez nem a conheçam ou a outros que conhecem, mas não a acolhem”, enfatizou Dom Odilo.

O Arcebispo recordou que o ponto alto da vida missionária da Igreja é a Eucarístia, por isso, esta é a principal missão dos futuros sacerdotes, auxiliar os fiéis para que vivam a Palavra do Evangelho com seu testemunho e prática.

10 ANOS DE MISSÃO

Os seminários missionários Redemptoris Mater foram idealizados por São João Paulo II na década de 1990 e estão presentes em vários países sob a orientação do Caminho Neocatecumenal, com o objetivo de formar padres diocesanos para as missões.

Embora tenha sido instituído canonicamente em 2011, o Redemptoris Mater de São Paulo foi aprovado em 15 de setembro de 2010, sendo segundo a ser instalado no Brasil, depois do fundado em Brasília (DF).

Os alunos desse seminário recebem a mesma formação teológica de outras casas de formação diocesanas, fazem um ano de pastoral nas paróquias como diáconos e dois anos na diocese como presbíteros, antes de serem enviados em missão pelo Bispo local. Esses sacerdotes também ficam à disposição da Igreja Particular para atuarem em realidades de urgência pastoral.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter