Cardeal Scherer institui leitores e acólitos no Seminário Redemptoris Mater

Seminaristas se preparam para serem sacerdotes diocesanos e enviados em missão

No domingo, 18, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu a celebração eucarística no Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo, localizado no Jaraguá, zona Norte da capital paulista. Na ocasião, foram instituídos o ministério de leitor ao seminarista angolano Rainério e ao brasileiro Thiago Billy, e o ministério de acólito ao seminarista paraguaio Francisco e ao brasileiro Denis.

SACERDOTES MISSIONÁRIOS

Ao celebrar o 29º Domingo do Tempo Comum, Dia mundial das Missões, o Cardeal enfatizou, na homilia, a importância do Seminário Redemptoris Mater, que prepara os seminaristas diocesanos para se tornarem sacerdotes missionários, enviados conforme a necessidade da Igreja.

“Somos uma Igreja missionária por natureza e esses seminaristas receberam os ministérios de leitor e acólito para servirem o povo de Deus de forma missionária e para levar a Palavra de Deus a muitos que talvez nem a conheçam ou a outros que conhecem, mas não a acolhem”, enfatizou Dom Odilo.

O Arcebispo recordou que o ponto alto da vida missionária da Igreja é a Eucarístia, por isso, esta é a principal missão dos futuros sacerdotes, auxiliar os fiéis para que vivam a Palavra do Evangelho com seu testemunho e prática.

10 ANOS DE MISSÃO

Os seminários missionários Redemptoris Mater foram idealizados por São João Paulo II na década de 1990 e estão presentes em vários países sob a orientação do Caminho Neocatecumenal, com o objetivo de formar padres diocesanos para as missões.

Embora tenha sido instituído canonicamente em 2011, o Redemptoris Mater de São Paulo foi aprovado em 15 de setembro de 2010, sendo segundo a ser instalado no Brasil, depois do fundado em Brasília (DF).

Os alunos desse seminário recebem a mesma formação teológica de outras casas de formação diocesanas, fazem um ano de pastoral nas paróquias como diáconos e dois anos na diocese como presbíteros, antes de serem enviados em missão pelo Bispo local. Esses sacerdotes também ficam à disposição da Igreja Particular para atuarem em realidades de urgência pastoral.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários