Confira nossa versão impressa

Cardeal sequestrado é libertado em Camarões

Dom Christian Tumi, Arcebispo Emérito de Douala, tem 90 anos de idade

Na sexta-feira, 6, o Cardeal Christian Tumi, Arcebispo Emérito de Douala, Camarões, foi libertado do cativeiro após ter sido sequestrado na quinta-feira, 5, por homens armados que fazem parte de um movimento separatista.

Cardeal sequestrado é libertado em Camarões
Foto: Vatican Media

O Cardeal, de 90 anos, estava viajando com 12 pessoas, da cidade de Bamenda a Kumbo, quando o veículo foi parado por homens armados, em Bamakua, um vila no noroeste do país. Além do Cardeal, o líder local Fon Sehm Mbinglo I, que também viajava com o grupo, foi sequestrado e, até o momento, não foi ainda libertado.

“Graças sejam dadas a Deus. Cardeal Tumi foi libertado pelos soldados separatistas. Ele está bem e com boa saúde”, anunciou Dom George Nkuou, da Diocese de Kumbo, na tarde deste sexta-feira.

“Fon Sehm Mbinglo está ainda cativo pelos sequestradores. Ele e o cardeal foram levados a duas direções diferentes, mas apenas o cardeal foi libertado. Não sabemos onde Fon está no momento”, continuou o Prelado.

O Cardeal afirmou, por telefone, ao Arcebispo Samuel Kleda, da Diocese de Douala, que não sofreu nenhuma tortura e apenas foi questionado pelos sequestradores.

Um vídeo divulgado nesta sexta-feira mostra uma multidão composta de padres, freiras e fiéis caminhando em direção à vila em que acreditava-se estarem cativos o Cardel e Fon Sehm, com o intuito de ajudar na procura de ambos.

Cardeal Tumi tem sido uma voz ativa no país na tentativa de apaziguar as tensões entre grupos separatistas e o governo. “Não se traz paz pela violência e violência gera violência”, afirmou, em 2018, depois de atos violentos da forças governamentais contra grupos separatistas na região sul do país.

A crise em Camarões tem origem na tensão entre as áreas francófilas e anglófilas do país, que foram divididas entre as duas potências depois da derrota alemã na Primeira Guerra Mundial. Em 1961, ambas as regiões foram reunificadas para formar o atual país de Camarões.

Fontes: CNA e Agência Fides

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Novo documento do Vaticano ressalta o compromisso dos bispos pela unidade dos cristãos

“O Bispo e a unidade dos Cristãos: vademecum ecumênico” é o título do novo documento publicado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade...

Dom Jorge Pierozan conclui visitas pastorais na Região Santana

O Bispo celebrou na Paróquia Santa Joana D’Arc, no  Setor Pastoral Tremembé No domingo, 29 de novembro, Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar de São Paulo...

Paróquia Nossa Senhora das Graças realiza festa da padroeira na Brasilândia

As festividades foram encerradas com uma procissão luminosa e missa solene Com o tema “Maria, mãe da consolação e de todas as graças”, foi celebrada...

Governo cria Comitê Interministerial de Doenças Raras

Decreto está publicado hoje no Diário Oficial da União O governo federal criou o Comitê Interministerial de Doenças Raras, que funcionará no âmbito do Ministério...

Primeira pregação do Advento, Catalamessa: “irmã morte é fonte de vida eterna”

Nesta primeira sexta-feira do Advento, 4, iniciaram as meditações do pregador da Casa Pontifícia Raniero Cantalamessa, criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de...

Newsletter