Carretinha do Banho é inaugurada na Paróquia São Francisco de Assis

Rebocada por um carro, a carretinha percorre as ruas do bairro, para que os moradores em situação de rua possam tomar banho

Na manhã do domingo, 15, Dia Mundial dos Pobres, Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, presidiu missa na Paróquia São Francisco de Assis, Setor Pastoral Butantã, concelebrada pelo Padre Edilberto Alves da Costa, Pároco, e pelo Frei Marcos Vinícius.

Na homilia, Dom José recordou que, no Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco alertou que todos devem estender a mão aos mais necessitados e realizar a caridade, com gestos concretos de ajuda aos pobres.

Após a missa, o Bispo inaugurou e abençoou a Carretinha do Banho, que é levada pelos agentes da Pastoral do Resgate, rebocada por um carro, pelas ruas do bairro, para que os moradores em situação de rua possam tomar banho e receber um kit com sabonete, pente, creme e escova dentais e uma toalha de banho, que depois de usada é recolhida para lavagem e higienização. Todos os atendidos também recebem roupas novas.

Em conversa com a Pastoral da Comunicação regional, Padre Edilberto destacou que a Carretinha do Banho é inspirada em uma iniciativa similar à da Paróquia Santo Antônio, da cidade de Praia Grande (SP), na Diocese de Santos. A ideia de desenvolver algo similar partiu do paroquiano Rogério Utimura, coordenador da Pastoral do Resgate, e foi viabilizada após o contato com o construtor da Carretinha, Rubens Prado Junior, que mora na Praia Grande.

Padre Edilberto destacou que a comunidade paroquial se mobilizou para arrecadar o valor necessário para a construção da Carretinha, que foi inaugurada no último domingo, após um ano para ser construída. Ela poderá ser requisitada por outras paróquias.

A Carretinha dispõe de uma mangueira, que é colocada na boca de um bueiro para escoar a água, além de um regulador, um chuveiro para homem e outro para mulher, com capacidade para até 40 banhos por viagem.

Dom José salientou que essa iniciativa de solidariedade proporciona higiene pessoal àqueles em situação de rua.

(Benigno Naveira – Colaborador de Comunicação na Região)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários