Confira nossa versão impressa

‘Como pode dormir bem alguém que tem a consciência manchada pelos pecados de injustiça contra o próximo?’

Indagou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, na missa desta segunda-feira, 15, em sua residência.

‘Como pode dormir bem alguém que tem a consciência manchada pelos pecados de injustiça contra o próximo?’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã, desta segunda-feira, 15, na capela de sua residência.

Como tem acontecido desde o início das medidas de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus, a celebração foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Dom Odilo ofereceu a Eucaristia, sobretudo, na intenção de toda a Igreja em São Paulo e por todas as pessoas atingidas pela pandemia, especialmente os doentes, profissionais da saúde, os pobres e falecidos.

A VINHA DE NABOT

Na homilia, Dom Odilo chamou a atenção para a primeira leitura (1Rs 21,1-16), que narra a história marcante da vinha de Nabot des Jezrael, que foi tomada por Acab, rei da Samaria, movido pela prepotência e pela ganância.

O texto mostra a trama da mulher de Acab, Jezabel, para que Nabot fosse falsamente acusado de blasfêmia, sendo apedrejado e morto e, assim, sua vinha fosse tomada pelo rei.

O Cardeal Scherer destacou que esse trecho evidencia a injustiça cometida contra o próximo, “que vem acompanhada de falsidade, traição, corrupção e ameaças, se uma série de prepotências contra o direito e a dignidade das pessoas”.

DIGNIDADE DO PRÓXIMO

“Devemos estar atentos a não cometer nenhum tipo de injustiça contra o próximo. Como pode dormir bem alguém que tem a consciência manchada pelos pecados de injustiça contra o próximo?” indagou o Arcebispo. 

Por fim, Dom Odilo pediu que se reze por todos aqueles que sofrem injustiças, violência, que são, de alguma forma, “manchados na sua dignidade por causa da maldade dos outros”.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Na conclusão da missa, o Cardeal recordou que na próxima sexta-feira, 19, a Igreja celebra a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Ele motivou os fiéis a acompanharem as celebrações transmitidas por suas paróquias e comunidades e destacou que nesta data, também é comemorado o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero.

“Rezemos por todos os sacerdotes de nossa Arquidiocese e de todo mundo e também rezemos pelas vocações sacerdotais”, concluiu o Arcebispo.   

LEIA TAMBÉM:

Apostolado da Oração se reinventa para continuar a rezar pela humanidade

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Novo documento do Vaticano ressalta o compromisso dos bispos pela unidade dos cristãos

“O Bispo e a unidade dos Cristãos: vademecum ecumênico” é o título do novo documento publicado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade...

Dom Jorge Pierozan conclui visitas pastorais na Região Santana

O Bispo celebrou na Paróquia Santa Joana D’Arc, no  Setor Pastoral Tremembé No domingo, 29 de novembro, Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar de São Paulo...

Paróquia Nossa Senhora das Graças realiza festa da padroeira na Brasilândia

As festividades foram encerradas com uma procissão luminosa e missa solene Com o tema “Maria, mãe da consolação e de todas as graças”, foi celebrada...

Governo cria Comitê Interministerial de Doenças Raras

Decreto está publicado hoje no Diário Oficial da União O governo federal criou o Comitê Interministerial de Doenças Raras, que funcionará no âmbito do Ministério...

Primeira pregação do Advento, Catalamessa: “irmã morte é fonte de vida eterna”

Nesta primeira sexta-feira do Advento, 4, iniciaram as meditações do pregador da Casa Pontifícia Raniero Cantalamessa, criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de...

Newsletter