Cristo, a luz da esperança, resplandece no ‘Natal dos Sonhos’

Missa em ação de graças pela 19a edição da iniciativa de solidariedade em favor das crianças em situação de vulnerabilidade social aconteceu na tarde deste domingo

Cardeal Scherer e jovem casal que com a filha, Laura, representou a Sagrada Família no Natal dos Sonhos 2020 (foto: Luciney Martins/ O SÃO PAULO)

Em um ano marcado pelas muitas tristezas decorrentes da atual pandemia de COVID-19,  a Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo se empenhou para viabilizar a 19a edição do “Natal dos Sonhos”.

Com o tema “É tempo de cuidar”, a iniciativa, realizada com o apoio de colégios católicos, da livraria Paulus da Praça da Sé, da agência Mega Model Brasil, da Sabesp, da Sociedade Esportiva Palmeiras, da CREFISA e FAM, arrecadou brinquedos e outros itens, como livros, que serão distribuídos para crianças em situação de vulnerabilidade social em São Paulo.

Em ação de graças pela 19a edição do Natal dos Sonhos, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu missa na tarde deste domingo, 20, no Ginásio Poliesportivo da Sociedade Esportiva Palmeiras, no bairro da Água Branca, concelebrada pelo Cônego José Augusto Schramm Brasil, Pároco da Paróquia São Geraldo, da Região Episcopal Sé.

Nos últimos anos, o clube tem disponibilizado o ginásio poliesportivo para o evento central do Natal do Sonhos, geralmente com intensa participação de crianças e seus familiares, mas em 2020, em razão da atual pandemia, o acesso foi limitado. Algumas crianças participaram presencialmente e no momento do ofertório depositaram em frente ao altar parte dos brinquedos doados. A coleta da missa foi destinada para a compra de cestas básicas às famílias carentes assistidas pela Pastoral do Menor.

Jesus, a luz do mundo

Na homilia, Dom Odilo afirmou que o Advento é o tempo de espera para a chegada de Jesus Cristo, a luz do mundo, e que especialmente neste ano marcado pela angústia, medos, sofrimentos, luto e dor é preciso ressaltar o nascimento do Salvador.

“Estamos celebrando novamente o Natal para dizer, justamente, que, sim, existe luz. Cristo é a luz. Se procurarmos, encontraremos a Luz mesmo no meio das trevas, no meio de tanta angústia. Ele é a luz da esperança, não nos abandona, e está conosco para guiar os nossos passos”, disse.

Referindo-se ao evangelho do 4o Domingo do Advento (Lc 1, 26-38), em que o anjo anuncia a Maria que ela dará à luz o Salvador, o Arcebispo recordou que Nossa Senhora se abriu à ação do Espírito e, assim, ao lado de São José, superou todas as adversidades. “Muitas pessoas depois deles, seguindo esta mesma luz de Jesus, não têm medo de enfrentar as dificuldades, as dúvidas e as perplexidades da vida, e não perdem a esperança”, observou.

Solidariedade com o próximo

Ainda na homilia, o Arcebispo fez menção a todos que praticaram gestos de caridade com aqueles que mais precisaram ao longo desta pandemia – “muitas pessoas se solidarizaram para que os pobres tivessem o que comer, tivessem esse socorro mais imediato. Assim, foram luz para os irmãos” – e também agradeceu aos médicos, enfermeiros e demais envolvidos nos atendimentos de saúde que colocaram a própria vida em risco para salvar a da próximo – “eles também foram luz de esperança para tantas pessoas. Que Deus recompense a todos”.

Dom Odilo lembrou que com a celebração do Natal, os cristãos proclamam a fé e esperança em Cristo, que faz com que não desanimem ou se desesperem. Todos, porém, devem permanecer atentos com a própria saúde e a do próximo, na perspectiva do mútuo cuidado, com a confiança de que, em breve, a vacina contra a COVID-19 comece a ser aplicada e dê segurança a todos.

“Que a celebração do Natal traga a todos alegria, paz, confiança. Que o sorriso de cada criança que recebe um presentinho seja luz também para aqueles que o oferecem, aqueles que são benfeitores, que de alguma maneira ajudam a alegrar os mais pobres, dando-lhes o sinal de afeto. Deus também deu um presente para nós, o seu Filho. Que saibamos acolher este presente”, disse o Arcebispo.  

Em família

Nesta edição do Natal dos Sonhos, a Sagrada Família de Nazaré foi representada pelo jovem casal Lilian e Bruno e a pequena Laura, que após receber a bênção do Cardeal, foi conduzida pelos pais a uma manjedoura.

“Faço votos a todos vocês de um feliz e abençoado Natal. Sim, podemos festejar, mas sem grandes festas ou aglomerações. Vivam o Natal em família, com fé, como o Papa tem recomendado: contemplando este mistério que estamos recordando, o Deus que veio ao nosso encontro. O Filho de Deus se fez humano, fez-se um de nós, para assumir as nossas fraquezas, fragilidades e para nos erguer e nos dar esperança. Esta é a Boa Nova, o grande presente do Natal”, disse Dom Odilo ao fim da missa.

Sueli Camargo, coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Menor, agradeceu aos envolvidos na realização do Natal dos Sonhos, e fez menção especial ao Palmeiras, à CREFISA e à FAM que têm colaborado em outras iniciativas caritativas relacionadas ao Dia das Crianças e à Páscoa.

A advogada Leila Pereira, presidente da CREFISA e da FAM, externou a felicidade em apoiar as iniciativas da Pastoral. “Considero que o verbo mais importante é compartilhar, pois é impossível ser feliz sozinha. Ficamos muito felizes em poder compartilhar a alegria com a Pastoral do Menor e com todas as crianças”, afirmou, dizendo-se confiante em um 2021 melhor, com as pessoas mais fortalecidas em razão das adversidades superadas em 2020.

FOTOS DO NATAL DOS SONHOS 2020 – LUCINEY MARTINS/ O SÃO PAULO

Celebração no Ginásio do Palmeiras seguiu todos os protocolos para este momento de pandemia
Leila Pereira e Sueli Camargo com alguns das crianças presenteadas no Natal dos Sonhos
Sagrada Família de Nazaré representada pelo jovem casal Bruno e Lilian e a filha Laura

A missa em ação de graças pela 19a edição do Natal dos Sonhos foi transmitida pelas plataformas digitais da Arquidiocese de São Paulo e da Sociedade Esportiva Palmeiras.

CLIQUE E ASSISTA À ÍNTEGRA DA CELEBRAÇÃO – 20/12/2020

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários