Confira nossa versão impressa

Dom Odilo: ‘A verdade é um fogo que chama a purificação, a conversão e a mudança’

Dom Odilo: ‘A verdade é um fogo que chama a purificação, a conversão e a mudança’

Nesta quinta-feira, 02, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu a Eucaristia na capela de sua residência, na região central da capital paulista, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

TESTEMUNHAR A VERDADE

Na homilia, Dom Odilo recordou a missão do profeta Amós, homem simples chamado a ser profeta de Deus e que denunciava as infidelidades e erros do reino e falava em nome da verdade, para buscar a conversão e uma mudança de vida. O Cardeal também explicou que naquela época existiam os “filhos dos profetas”, que somente anunciavam aquilo que o Rei queria escutar. 

“Quando se fala verdade pode parecer que ela mata, que ela dói. Sim, a verdade dói quando estamos vivendo no erro. Assim, a verdade é um fogo que chama a purificação, a conversão e a mudança, para que, caminhando honestamente, tenhamos a graça de Deus”.

HERANÇA PROFÉTICA

“Jesus é por excelência o profeta de Deus, por isso, ele está devotado à verdade. Jesus também não tem medo de falar a verdade e de dizer palavras que nem sempre agradam aos ouvintes e, por isso, ele logo passa a ser perseguido”, refletiu o Arcebispo, que continuou dizendo que os profetas que anunciavam a verdade costumavam ser perseguidos, o que não ocorria com  os “filhos dos profetas”, que só falavam aquilo que não desagradava os que possuíam o poder. 

“A Igreja é continuadora da missão de Jesus – sacerdote, profeta e pastor. Por isso, a missão profética, também, está presente na Igreja, que deve sempre estar voltada para a verdade. Jesus é o caminho, a verdade e a vida, por isso, a Igreja deve falar a verdade em qualquer momento”.

O Cardeal seguiu com sua reflexão dizendo que em alguns casos, as pessoas acreditam apenas no que é dito pelos “filhos dos profetas” e não nos verdadeiros anunciadores da Palavra de Deus, que muitas vezes, são perseguidos por serem fiéis a sua missão. 

ORAÇÃO PELOS SEMINARISTAS 

Dom Odilo pediu, ainda, que o povo reze pelos seminaristas da Arquidiocese, que realizam de hoje até sábado, um Simpósio Missionário, atividade que substituirá a missão de férias dos seminaristas, devido a pandemia de COVID-19. 

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Cardeal Scherer: a fé é uma resposta a Deus, que vem ao encontro da humanidade

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, participou da XVI Semana Teológica da Faculdade de...

Uma congregação nascida na Itália e desenvolvida com os imigrantes no Brasil

Irmãs scalabrinianas completam 125 anos de atuação ao lado dos mais vulneráveis e daqueles que deixaram suas terras de origem

Sacramento da Crisma é celebrado em paróquias da Região Episcopal Sé

No domingo, 25, na Paróquia Santa Rosa de Lima, Setor Pastoral Perdizes, Dom Eduardo Vieira dos Santos,...

Presencialmente e on-line, devotos festejam Santo Antônio de Sant´Anna Galvão

Entre os dias 23 e 25, foi realizado na Igreja Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, no Mosteiro...

Missas e momentos de oração marcam a Semana Nacional da Vida

A Pastoral Familiar Regional celebrou a Semana Nacional da Vida, entre os dias 1º e 8, com...

Newsletter