Confira nossa versão impressa

Dom Odilo: ‘A verdade é um fogo que chama a purificação, a conversão e a mudança’

Dom Odilo: ‘A verdade é um fogo que chama a purificação, a conversão e a mudança’

Nesta quinta-feira, 02, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu a Eucaristia na capela de sua residência, na região central da capital paulista, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

TESTEMUNHAR A VERDADE

Na homilia, Dom Odilo recordou a missão do profeta Amós, homem simples chamado a ser profeta de Deus e que denunciava as infidelidades e erros do reino e falava em nome da verdade, para buscar a conversão e uma mudança de vida. O Cardeal também explicou que naquela época existiam os “filhos dos profetas”, que somente anunciavam aquilo que o Rei queria escutar. 

“Quando se fala verdade pode parecer que ela mata, que ela dói. Sim, a verdade dói quando estamos vivendo no erro. Assim, a verdade é um fogo que chama a purificação, a conversão e a mudança, para que, caminhando honestamente, tenhamos a graça de Deus”.

HERANÇA PROFÉTICA

“Jesus é por excelência o profeta de Deus, por isso, ele está devotado à verdade. Jesus também não tem medo de falar a verdade e de dizer palavras que nem sempre agradam aos ouvintes e, por isso, ele logo passa a ser perseguido”, refletiu o Arcebispo, que continuou dizendo que os profetas que anunciavam a verdade costumavam ser perseguidos, o que não ocorria com  os “filhos dos profetas”, que só falavam aquilo que não desagradava os que possuíam o poder. 

“A Igreja é continuadora da missão de Jesus – sacerdote, profeta e pastor. Por isso, a missão profética, também, está presente na Igreja, que deve sempre estar voltada para a verdade. Jesus é o caminho, a verdade e a vida, por isso, a Igreja deve falar a verdade em qualquer momento”.

O Cardeal seguiu com sua reflexão dizendo que em alguns casos, as pessoas acreditam apenas no que é dito pelos “filhos dos profetas” e não nos verdadeiros anunciadores da Palavra de Deus, que muitas vezes, são perseguidos por serem fiéis a sua missão. 

ORAÇÃO PELOS SEMINARISTAS 

Dom Odilo pediu, ainda, que o povo reze pelos seminaristas da Arquidiocese, que realizam de hoje até sábado, um Simpósio Missionário, atividade que substituirá a missão de férias dos seminaristas, devido a pandemia de COVID-19. 

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas Notícias

SP amplia programa Poupatempo de 75 para 340 unidades e investe em serviços digitais

 Estado aumentará cobertura de atendimento e levará serviços para todos os municípios; retomada nos postos ocorre dia 19

Famílias transformam a quarentena em oportunidade de conversão

“Fique em casa!” é uma das expressões mais ouvidas nos últimos cinco meses, desde quando começaram as...

Semana Nacional da Família destaca a missão da ‘Igreja doméstica’

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24,15) é o tema da Semana Nacional da Família,...

Papa pede o fim de armas nucleares e reza por vítimas de tragédia no Líbano

Duas mensagens de solidariedade marcaram a oração do Angelus do Papa Francisco, no domingo, 9. A primeira delas, a recordação do aniversário...

Papa batiza irmãs siameses separadas em hospital do Vaticano

As meninas, agora com 2 anos, provêm da República Centro Africana, As irmãs siamesas...

Newsletter