Confira nossa versão impressa

Dom Odilo: aqueles que anunciam um falso evangelho terão de pagar contas diante de Deus

Dom Odilo: aqueles que anunciam um falso evangelho terão de pagar contas diante de Deus

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta segunda-feira, 5, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Benedito, religioso franciscano também conhecido como “o Mouro” ou “o Negro”. Nascido na Sicília, Itália, era filho de escravos vindos da Etiópia. Vendeu seus bens e fez-se eremita franciscano nas vizinhanças de Palermo. Mais tarde, obedecendo a uma determinação do Papa Pio VI, obrigando todos os seguidores da Regra de São Francisco a viverem em conventos de sua Ordem, abandonou o eremitério. No convento, dedicou-se a trabalhos humildes. Chegou a exercer o cargo de superior, mesmo não sendo sacerdote. Morreu em 1589. Seu culto logo se espalhou pela Itália, Espanha, Portugal, Brasil e México.

“Rezemos pela intercessão de São Benedito, pelas comunidades afro-brasileiras que muito o veneram”, recordou Dom Odilo, no início da missa.

O VERDADEIRO EVANGELHO

Na homilia, o Cardeal meditou sobre a primeira leitura (Gl 1,6-12), na qual São Paulo manifesta admiração ao ver que os cristãos da Galácia terem aderido ao evangelho anunciado por outro pregador, diferente daquele anunciado por Cristo.

O Apóstolo usa palavras duras aos fiéis: “Se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja excomungado”. Em seguida, São Paulo exorta que o Evangelho pregado por ele não é conforme critérios humanos, mas foi recebido por revelação de Jesus Cristo.

Ao comentar este trecho, o Arcebispo que na atualidade existem muitos pregadores que não anunciam o Evangelho autêntico, ensinado pela Igreja e pelos apóstolos. “Há muitas pessoas que buscam um evangelho menos difícil, que não exige a conversão, que desorienta o povo”, ressaltou Dom Odilo, afirmando que aqueles que anunciam esse falso evangelho terão de pagar contas diante de Deus.

FAZER-SE PRÓXIMO

Por fim, o Cardeal refletiu sobre o trecho do Evangelho do dia (Lc 10,25-37), no qual Jesus narra a parábola do bom samaritano, depois de ser interpelado por um mestre da lei sobre quem seria o próximo que deve ser amado.

Dom Odilo enfatizou que, mais do que saber quem é o próximo, é preciso fazer-se próximo, inclinando-se sobre quem necessita a exemplo do samaritano que sem conhecer o homem ferido à beira do caminho, não poupou esforços para socorrê-lo.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Missionários Claretianos comemoram 125 anos de presença no Brasil

Uma missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na Paróquia Imaculado Coração de...

Prefeitura pede que no Dia de Finados cerimônias religiosas em cemitérios ocorram em espaços abertos

Em nota divulgada à imprensa na tarde da segunda-feira, 26, a Prefeitura de São Paulo recomendou que...

‘Acolhamos com fé a semente e o fermento do Reino de Deus’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 27, na capela...

Conheça os novos cardeais do Papa Francisco

Entre eles estão os arcebispos de Washington (EUA) e de Santiago do Chile Três...

Capela São Camilo de Lellis é a presença da Igreja no Hospital do Mandaqui

O templo localizado no hospital da zona Norte de São Paulo é o último retratado na série especial de reportagens do O...

Newsletter