Confira nossa versão impressa

Dom Odilo envia saudação às leigas consagradas da Arquidiocese de São Paulo

Dom Odilo envia saudação às leigas consagradas da Arquidiocese de São Paulo
Ruth Maria de Carvalho, responsável pelo grupo das leigas consagradas da Arquidiocese, recebe de Dom Odilo a Medalha São Paulo Apóstolo, em 2015 (Foto: Luciney Martins)

Por ocasião dos 50 anos da aprovação do Ritual da Consagração de Leigas a Deus no Serviço da Igreja Particular, pela Santa Sé, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, escreveu uma carta às leigas consagradas da Arquidiocese de São Paulo, na qual manifestou seu apreço e agradecimento especial e a todas as mulheres que consagraram a sua vida com grande fé e generosidade.

Na carta, endereçada a leiga consagrada Ruth Maria de Carvalho, responsável pelo grupo das leigas consagradas na Arquidiocese, Dom Odilo recordou que, ao lado da renovação da vida religiosa consagrada e do diaconato permanente, também o carisma da consagração laical foi reavivado na Igreja, em diversas formas.

“Desde os tempos apostólicos, de fato, havia Virgens Consagradas na Igreja, as quais se comprometiam a viver a castidade pelo amor a Deus e para testemunhar a vida nova segundo o Evangelho”, destacou o Arcebispo.

RENOVAÇÃO

O Cardeal Scherer lembrou, ainda, que o ritual aprovado por São Paulo VI em 31 de maio de 1970 é resultado de uma determinação do Concílio Vaticano II (1962-1965).

“O documento leva em conta o novo contexto histórico e as profundas mudanças em relação à condição feminina na Igreja e na sociedade. Ao mesmo tempo, valoriza a força de atração dessa antiga forma de vida consagrada, capaz de corresponder ao desejo de muitas mulheres, também hoje, de dedicarem sua vida inteiramente ao Senhor Jesus e aos irmãos”, ressaltou Dom Odilo.

ACESSE:
Íntegra da Carta de Dom Odilo Scherer às leigas consagradas

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Dez dias de fé e devoção a Santa Cecília

Festa da padroeira aconteceu entre os dias 13 e 22 A Paróquia Santa Cecília celebrou a festa da padroeira entre os dias 13 e 22....

Bispos da Guatemala pedem diálogo e calma em protestos no país

Manifestações são motivadas pela forma controversa pela qual o orçamento público para 2021 foi aprovado

O Papa: num momento difícil, o Advento é a “grande esperança”

Na sua saudação aos fiéis de diversas línguas, no final da audiência geral, Francisco convidou-os a dedicar momentos de oração inspirados nas semanas que...

Dom Odilo: ‘Quem confia em Deus pode esperar a salvação’

Em missa na capela da residência episcopal na manhã desta quinta-feira, 26, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas plataformas digitais da Arquidiocese...

Maradona jogou pela paz a pedido de Francisco

Campeão do mundo com a seleção da Argentina, em 1986, um dos maiores jogadores de todos os tempos morreu nesta quarta-feira, 25. Ele encontrou-se com o Papa, no Vaticano, em 2014

Newsletter