Dom Odilo envia saudação às leigas consagradas da Arquidiocese de São Paulo

Ruth Maria de Carvalho, responsável pelo grupo das leigas consagradas da Arquidiocese, recebe de Dom Odilo a Medalha São Paulo Apóstolo, em 2015 (Foto: Luciney Martins)

Por ocasião dos 50 anos da aprovação do Ritual da Consagração de Leigas a Deus no Serviço da Igreja Particular, pela Santa Sé, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, escreveu uma carta às leigas consagradas da Arquidiocese de São Paulo, na qual manifestou seu apreço e agradecimento especial e a todas as mulheres que consagraram a sua vida com grande fé e generosidade.

Na carta, endereçada a leiga consagrada Ruth Maria de Carvalho, responsável pelo grupo das leigas consagradas na Arquidiocese, Dom Odilo recordou que, ao lado da renovação da vida religiosa consagrada e do diaconato permanente, também o carisma da consagração laical foi reavivado na Igreja, em diversas formas.

“Desde os tempos apostólicos, de fato, havia Virgens Consagradas na Igreja, as quais se comprometiam a viver a castidade pelo amor a Deus e para testemunhar a vida nova segundo o Evangelho”, destacou o Arcebispo.

RENOVAÇÃO

O Cardeal Scherer lembrou, ainda, que o ritual aprovado por São Paulo VI em 31 de maio de 1970 é resultado de uma determinação do Concílio Vaticano II (1962-1965).

“O documento leva em conta o novo contexto histórico e as profundas mudanças em relação à condição feminina na Igreja e na sociedade. Ao mesmo tempo, valoriza a força de atração dessa antiga forma de vida consagrada, capaz de corresponder ao desejo de muitas mulheres, também hoje, de dedicarem sua vida inteiramente ao Senhor Jesus e aos irmãos”, ressaltou Dom Odilo.

ACESSE:
Íntegra da Carta de Dom Odilo Scherer às leigas consagradas

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
João Manoel Jodas
João Manoel Jodas
2 anos atrás

Com muito merecimento essa grande Mulher, RUTH MARIA DE CARVALHO recebe esse reconhecimento de nossa Arquidiocese pelos seus relevantes trabalho frente às Sras Leigas Consagradas, além de muitos outros trabalhos que seu Ruth se entrega há décadas.
DEUS A ABENÇOE QUERIDA RUTH. muita saudade de nossos trabalhos conjuntos nos Encontro de Jovens e tb de Adultos, promovidos pela Legião de Maria …
Forte abraço .
*Atualmente em S.Paulo, participando da Paróquia São Pedro Apóstolo da Mooca .