Dom Odilo: o cristão não deve procurar a própria glória, mas se colocar a serviço dos irmãos

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa da manhã desde sábado, 25, Festa de São Tiago Apóstolo. A Eucaristia, celebrada na capela de sua residência, no centro da capital, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

São Tiago nasceu em Betsaida, era filho de Zebedeu e irmão do Apóstolo São João. Esteve presente aos principais milagres realizados por Cristo. Foi morto por Herodes, cerca do ano 42, sedo o primeiro Apóstolo a sofrer o martírio. É venerado com grande devoção em Compostela, na Espanha, onde foi erguida uma célebre basílica dedicada a seu nome.

Neste dia, também é comemorado São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Por isso, o Arcebispo também rezou por todos os motoristas, para que sejam protegidos, dirijam com cuidado e segurança e para que os veículos sejam sempre usados para o serviço do bem das pessoas e jamais para fazer o mal ou a violência.

BEBER DO CÁLICE

O Evangelho do dia (Mt 20,20-28) apresenta a passagem em que a mãe de Tiago e João pede a Jesus que lhes garanta um lugar à sua direita e à sua esquerda quando Jesus tomasse posse do seu Reino. O Senhor respondeu: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?”

“Jesus faz alusão a outro trono, a cruz, a beber do cálice do sofrimento, ao batismo de sangue do martírio”, explicou Dom Odilo, na homilia, lembrando que o próprio Cristo afirmou: “Não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

O Cardeal destacou, ainda, que o Reino de Deus possui uma lógica diferente. “Quem quiser ser o maior deve se tornar o servidor do todo. Quem quiser ser o primeiro, coloque-se por último. É a gloria do serviço, do amor fraterno, da vida doada por amor, como Jesus diz que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida por muitos. Lembremos disso em todas as situações de nossa vida”, afirmou.

“Deus nos ajude a não procurar a nossa vaidade, a nossa glória, mas a colocar a nossa vida sempre ao serviço dos irmãos”, concluiu.  

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários