Confira nossa versão impressa

Dom Odilo: o cristão não deve procurar a própria glória, mas se colocar a serviço dos irmãos

Dom Odilo: o cristão não deve procurar a própria glória, mas se colocar a serviço dos irmãos

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa da manhã desde sábado, 25, Festa de São Tiago Apóstolo. A Eucaristia, celebrada na capela de sua residência, no centro da capital, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

São Tiago nasceu em Betsaida, era filho de Zebedeu e irmão do Apóstolo São João. Esteve presente aos principais milagres realizados por Cristo. Foi morto por Herodes, cerca do ano 42, sedo o primeiro Apóstolo a sofrer o martírio. É venerado com grande devoção em Compostela, na Espanha, onde foi erguida uma célebre basílica dedicada a seu nome.

Neste dia, também é comemorado São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Por isso, o Arcebispo também rezou por todos os motoristas, para que sejam protegidos, dirijam com cuidado e segurança e para que os veículos sejam sempre usados para o serviço do bem das pessoas e jamais para fazer o mal ou a violência.

BEBER DO CÁLICE

O Evangelho do dia (Mt 20,20-28) apresenta a passagem em que a mãe de Tiago e João pede a Jesus que lhes garanta um lugar à sua direita e à sua esquerda quando Jesus tomasse posse do seu Reino. O Senhor respondeu: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?”

“Jesus faz alusão a outro trono, a cruz, a beber do cálice do sofrimento, ao batismo de sangue do martírio”, explicou Dom Odilo, na homilia, lembrando que o próprio Cristo afirmou: “Não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

O Cardeal destacou, ainda, que o Reino de Deus possui uma lógica diferente. “Quem quiser ser o maior deve se tornar o servidor do todo. Quem quiser ser o primeiro, coloque-se por último. É a gloria do serviço, do amor fraterno, da vida doada por amor, como Jesus diz que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida por muitos. Lembremos disso em todas as situações de nossa vida”, afirmou.

“Deus nos ajude a não procurar a nossa vaidade, a nossa glória, mas a colocar a nossa vida sempre ao serviço dos irmãos”, concluiu.  

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Novo cardeal afirma que os escândalos não impedem a reforma do Papa Francisco

Em entrevista a um jornal italiano, Dom Marcello Semeraro ressalta que o processo de reforma da Cúria Romana tem o objetivo ético...

São Paulo prorroga campanha de Multivacinação e Poliomielite até dia 13 de novembro

Com baixa adesão, medida visa a aumentar as coberturas vacinais contra cerca de 20 doenças no território paulista

Esta sexta, 30, é o último dia para realizar matrículas e rematrículas na rede estadual

Processos podem ser realizados de forma online ou presencialmente nas escolas, diretorias de ensino e postos do Poupatempo

Missas em cemitérios no Dia de Finados: confira os locais e horários

Na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, na segunda-feira, 2, diferentes paróquias da Arquidiocese de São Paulo organizam missas nos cemitérios da...

‘Preparemo-nos, a cada dia, para o encontro definitivo com Cristo’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta sexta-feira, 30.

Newsletter