Em live, Pastoral Familiar da Região Sé analisa desafios diante da atual pandemia

POR CENTRO DE PASTORAL DA REGIÃO SÉ

Em live, Pastoral Familiar da Região Sé analisa desafios diante da atual pandemia
(crédito: Pastoral Familiar da Região Sé)

Na noite de 17 de junho, integrantes da Pastoral Familiar Região Sé, grupo Bom Pastor, grupo e grupo Famílias Novas realizaram seu terceiro encontro remoto para partilha da Palavra e planejamento de ações. De suas casas, 11 famílias puderam proclamar a Palavra com a primeira Epístola de São João 3,14-18.

A partilha tratou sobre a importância de entender as necessidades dos outros, colocar-se em seu lugar de coração, de forma empática, como meio de construir uma sociedade melhor.

Diante do atual momento em que se expõe as diferenças sociais gritantes, é fundamental ajuntar a ação concreta de ajuda e apoio à oração: “Não basta o assistencialismo vazio que não oferte os valores da fé e o caminho de Nosso Senhor Jesus Cristo”, refletiram os participantes.

As mudanças advindas da epidemia têm gerado novas demandas e necessidades, de modo que a escuta e o acolhimento passaram a ser elementos muito importante na condução de ajuda às pessoas.

“As pessoas precisam sim do material, mas nesse momento também precisam ser escutadas e acolhidas”, refletiram todos. Essas perspectivas irão ampliar as ações da Pastoral Familiar e demais grupos no processo de recuperação das famílias atingidas pela pandemia, e alguns princípios terão que ser intensamente reforçados, como diálogo, respeito, equilíbrio emocional, perdão, reconciliação, a ação transformadora do Evangelho e da Igreja como suportes para a renovação familiar, sendo necessário reforçar orações e os compromissos com o serviço ao irmão.

Nas preces finais, houve agradecimento por toda a reflexão, pedindo que Deus ilumine nosso sentir e agir, permitindo ver as necessidades físicas e da alma de nossos semelhantes, reconhecendo os sedentos de amor.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter