Em live, Pastoral Familiar da Região Sé analisa desafios diante da atual pandemia

Na noite de 17 de junho, integrantes da Pastoral Familiar Região Sé, grupo Bom Pastor, grupo e grupo Famílias Novas realizaram seu terceiro encontro remoto para partilha da Palavra e planejamento de ações. De suas casas, 11 famílias puderam proclamar a Palavra com a primeira Epístola de São João 3,14-18.

A partilha tratou sobre a importância de entender as necessidades dos outros, colocar-se em seu lugar de coração, de forma empática, como meio de construir uma sociedade melhor.

Diante do atual momento em que se expõe as diferenças sociais gritantes, é fundamental ajuntar a ação concreta de ajuda e apoio à oração: “Não basta o assistencialismo vazio que não oferte os valores da fé e o caminho de Nosso Senhor Jesus Cristo”, refletiram os participantes.

As mudanças advindas da epidemia têm gerado novas demandas e necessidades, de modo que a escuta e o acolhimento passaram a ser elementos muito importante na condução de ajuda às pessoas.

“As pessoas precisam sim do material, mas nesse momento também precisam ser escutadas e acolhidas”, refletiram todos. Essas perspectivas irão ampliar as ações da Pastoral Familiar e demais grupos no processo de recuperação das famílias atingidas pela pandemia, e alguns princípios terão que ser intensamente reforçados, como diálogo, respeito, equilíbrio emocional, perdão, reconciliação, a ação transformadora do Evangelho e da Igreja como suportes para a renovação familiar, sendo necessário reforçar orações e os compromissos com o serviço ao irmão.

Nas preces finais, houve agradecimento por toda a reflexão, pedindo que Deus ilumine nosso sentir e agir, permitindo ver as necessidades físicas e da alma de nossos semelhantes, reconhecendo os sedentos de amor.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários