Confira nossa versão impressa

Estado de conservação do corpo do Venerável Carlo Acutis impressiona fiéis

(Notícia atualizada às 19:45)

Estado de conservação do corpo do Venerável Carlo Acutis impressiona fiéis
(Foto: Diocese de Assis)

Nesta quarta-feira, 1º, os restos mortais do adolescente Carlo Acutis, que será beatificado no próximo dia 10, foram expostos para a veneração dos fiéis no Santuário do Despojamento de Assis, na Itália.

As imagens divulgadas pela Diocese de Assis e que circulam pelas redes sociais de todo o mundo impressionam pelo aparente estado de conservação do corpo de Acutis, que morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Alguns internautas chegaram a comentar que o jovem “parece apenas estar dormindo”.

O fato despertou a curiosidade do público, que questionou se seu corpo estaria, de fato, incorrupto. No entanto, em declarações feitas às agências ACI Prensa e EWTN, o Reitor do Santuário do Despojamento, Padre Carlos Acácio Gonçalves Ferreira, explicou que o corpo de Acutis “está em um estado muito íntegro”, porém, “não intacto”.

Por meio de nota oficial, a Diocese de Assis confirmou que, na ocasião da exumação dos restos mortais de Acutis, em 23 de janeiro de 2019, o corpo “encontrava-se no estado normal de conservação, típico da condição cadavérica” e que havia “várias partes ainda na sua condição anatômica”.

Também foi informado que foram utilizadas técnicas de conservação e integração habituais para expor com dignidade os corpos à veneração, sendo feita a reconstrução do rosto do jovem com uma máscara de silicone.

Padre Carlos, ressaltou que “pela primeira vez na história, será possível ver um santo vestido de calças jeans, tênis e moletom”, o que considera “uma grande mensagem”. “Podemos sentir sua santidade não como uma coisa distante, mas como algo ao alcance de todos porque o Senhor é o Senhor de todos”, expressou.

BELEZA DA PRESENÇA DE DEUS

A abertura do túmulo de Acutis foi marcada por uma missa presidida pelo Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentin. Seu corpo ficará exposto para veneração até o dia 17.

Na homilia, o Bispo ressaltou que, ao serem expostos seus restos mortais, “Carlo torna, de alguma maneira visível, a beleza de sua presença entre os anjos e os santos”.  

O Bispo explicou, ainda, que o corpo de Carlo foi exposto para que “seja visível a tantos que se sentem atraídos por sua figura e desejam pedir a sua intercessão” e acrescentou que o jovem convida todos a ver com ele “o rosto de Deus”.

Por fim, Dom Domenico sublinhou que “Carlo deixou um traço de graça que o faz continuar vivo e trabalhando entre nós” e concluiu que “Carlo é um modelo de santidade na era digital”.

Estado de conservação do corpo do Venerável Carlo Acutis impressiona fiéis
(Foto: Diocese de Assis)

HISTÓRIA

Chamado de “ciberapóstolo da Eucaristia”, Carlo Acutis nasceu em Londres, na Inglaterra, em 3 de maio de 1991, e foi criado em Milão, na Itália. Desde que, com 7 anos, fez a Primeira Comunhão, nunca mais perdeu o encontro cotidiano com a Eucaristia. Antes ou depois da Santa Missa, permanecia em frente ao sacrário para adorar o Senhor no Santíssimo Sacramento.

Entusiasta da Informática, o jovem desenvolveu um site na internet para difundir a devoção ao Santíssimo Sacramento e as histórias dos milagres eucarísticos. “Estar sempre unido a Jesus, este é o meu projeto de vida”, dizia Acutis.

(Com informações de ACI Digital e O Catequista)

Notícias relacionadas

Comentários

  1. QUATORZE ANOS, DEPOIS DE SUA MORTE, O BEATO CARLO ACUTIS ESTAR ASSIM, ENTÃO REAL FORMA E EXPRESSIVA CONSERVAÇÃO, ONDE NÓS HUMANOS NOS DECOMPOMOS EM POUCOS DIAS , JÁ É UM VERDADEIRO MILAGRE E PRESENÇA DE DEUS NA VIDA DESTE JOVEM .

  2. Boa noite paz
    Existe três livros na bíblia católica a mais que não são livros escritos por aposto e seguidores de Cristo e são sim livros novos em um deles mais exatamente sabedoria capítulo 13 versículo 10 diz que quem adora outros santos ou deuses além de Jesus e desgraçado.
    Isso não quer dizer que todas essas pessoas santificadas pela igreja assim como a própria Maria mãe de Jesus não foram ótimas pessoas na terra, mais a própria bíblia pede para adorar somente a Deus porque a igreja católica não segue o que a Bíblia fala?

    • Já estou cansado e desgastado de sempre explicar aos protestantes que nós católicos não adoramos ninguém senão apenas a Santíssima Trindade. Todo o culto a Maria Santíssima e aos santos, não é culto de adoração, mas apenas culto de veneração a tão importantes pessoas, que levaram o amor a nosso Senhor Jesus Cristo e ao próximo até as ultimas consequências. E o culto aos santos existe desde o início da cristandade,desde os primeiros séculos da era cristã. Por que que nas catacumbas dos primeiros cristãos existem orações a Pedro e Paulo? Ou por que Lucas evangelista pintou uma imagem de Maria?

      • nós não entramos em sites evangélicos para falar das aberrações que andam fazendo, como se fossem cristãos melhores que outros,

    • DEIXE DE SER IGNORANTE, NOS CATOLICOS NAO ADORAMOS NINGUEM A NAO SER DEUS (SANTISSIMA TRINDADE) E A BIBLIA SO CHEGOU ATE VC PORQUE NOS CATOLICOS GUARDAMOS. QUANDO VCS LEEM A BIBLIA PARECE QUE APENAS PROCURAM TRECHOS PARA OPOSICIONAR COSTUMES DE MILHARES DE ANOS, QUE NAO EXISTIAM NENHUM PROTESTANTE. LEIA E FIQUE EM PAZ, DEUS E MAIOR.

  3. O interessante que esse tipo de coisa só acontece na igreja católica. Em nenhuma religião do mundo que eu tenha conhecimento acontece essa conservação cadavérica. Qual é o sentido disso? Por que a igreja tem que colecionar corpos de pessoas “santas ” para chamar atenção dos fiéis? Isso para mim é muito suspeito! Todos os corpos mortos se decompõe, isso é o que é real.

    • “O interessante que esse tipo de coisa só acontece na igreja católica. Em nenhuma religião do mundo que eu tenha conhecimento acontece essa conservação cadavérica. Qual é o sentido disso?”

      E se a resposta para sua pergunta for que igreja católica é a verdadeira igreja de Cristo e todas as outras não, e por isto que este fenômeno só acontece na igreja católica?

      “que a igreja tem que colecionar corpos de pessoas “santas ” para chamar atenção dos fiéis? ”
      Não é que a igreja “colecione”, mas é que este fenômeno de corpos incorruptos dos santos aconteceu tantas vezes na História da igreja e em tantos lugares, que ela tem que mostrar às pessoas o acontecido, e não esconder. Existem muitos santos que tiveram seus corpos incorruptos e aqui cito alguns: Santa Bernadete, que morreu a mais de 150 anos, Santa Catarina de Bolonha, cuja morte faz mais de 400 anos, São João Maria Vianey, São Padre Pio, e agora o beato Carlo Acutis e muitos outros que não lembro agora. Vale lembrar também que a língua de Santo Antônio está incorrupta, o braço de São Francisco Xavier também e o coração de Santa Tereza d’Avilla. Além disso, não só são corpos incorruptos, mas existem casos também de relíquias incorruptas, como por exemplo, o manto de Nossa Senhora de Guadalupe que está no México, este manto tem por volta de 500 anos, já passou por várias tentativas de destruição ,mas continua conservado.

      “Isso para mim é muito suspeito! Todos os corpos mortos se decompõe, isso é o que é real.”

      É verdade, todos os corpos se decompõe, mortos não ressucitam, pessoas não levitam; isto se tiverem sujeitos apenas a ação das leis da natureza. Mas a realidade não se detém só nos fenômenos naturais, existem também os fenômenos sobrenaturais, decorrentes diretamente da ação de Deus sobre as coisas. Vocé já parou para pensar que para Deus nada é impossível? Pela sua onipotência ele pode fazer verdadeiros prodígios para mandar sua mensagem à humanidade. No caso dos corpos incorruptos dos santos, isto é um exemplo de um fenômeno sobrenatural, que decorre diferente da ação de Deus sobre estes corpos. Deus mantém o corpo de alguns santos incorruptos, para que fique visível ao público Sua glória naquela pessoa que foi santificada. Aquele corpo incorrupto é uma assinatura de Deus, para atestar que esta pessoa levou uma vida virtuosa no amor a Deus até as ultimas consequências, e para mostrar ao público que tal pessoa é um modelo a ser seguido.

      • Parabéns pelas explicações. Deus mostra mas muitos ainda fecham os olhos para a grande Verdade Revelada: a igreja Católica é a única verdadeira que contém toda a Verdade. As outras, à medida que se gostam, perdem partes desta fé completa.nao é discriminação, pois respeitamos a opção e a religião de cada um, mas negar o óbvio, não podemos.

    • A igreja católica “ coleciona milagres” e os corpos incorruptos são mais uma prova disso.
      De fato não é natural e sobrenatural, simplesmente porque Deus pode e quer, a nos cabe apenas crer e testemunhar.
      Mas é dogma, vc não é obrigado a venerar nossos Santos, então seja feliz com a sua fé, esse entendimento místico é dado a poucos, assim como muitos tb não entenderam quando Jesus falou que teríamos que comer da sua carne, muitos foram embora ..Vc tb é livre para ir seguir o relativismo que melhor lhe convier

    • Tenha mais fé na sua Igreja. O fenômeno dos santos incorruptos é muito real e já aconteceu com muitos santos na História da igreja.

  4. Se vc leu a reportagem, então leu que o corpo estava em normal estado de conservação tipico da condição cadavérica., porém, não intacto.

    • Karla Cavalcante. Se vc leu a reportagem então leu que o corpo estava em normal estado de conservação, típico da condição cadavérica, porém não intacto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Capela do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus: 80 anos de história

Na série de reportagens sobre as capelas católicas em unidades hospitalares da capital paulista, o destaque de...

Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP comemora dez anos

O evento transmitido pela internet nesta sexta-feira, 23, marcou as comemorações dos dez anos da Cátedra de...

São João Paulo II: um Santo e poeta da Igreja

Dando sequência a série especial que rememora santos poetas da Igreja ao longo da história, O SÃO...

Declaração de Consenso de Genebra: avanço na luta contra o aborto

Brasil é um dos 32 países que assinam o documento que reforça a autonomia dos país na proteção da vida dos nascituros

Relatório da Caritas SP mostra os impactos da pandemia em crianças refugiadas

A equipe de Proteção do Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) produziu um relatório sobre os...

Newsletter