![Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos [1] Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos](https://cdn.statically.io/img/osaopaulo.org.br/f=auto%2Cq=60/wp-content/uploads/2020/06/image-57-1024x683.jpg)
Na quinta-feira, 11, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, tradicionalmente chamada de Corpus Christi.
Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, as celebrações não terão a presença dos fiéis, nem poderá haver procissões com aglomeração de pessoas. O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, ressaltou, contudo, em carta enviada à Arquidiocese, que a solenidade deve ser celebrada nas paróquias e comunidades, sendo transmitida pelos meios de comunicação.
Dom Odilo presidirá a missa de Corpus Christi na Catedral da Sé, às 11h, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.
A Solenidade de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Nesta celebração, a Igreja Católica manifesta publicamente o “mistério da fé”, que é a “fonte e ápice da vida cristã”.
“Na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa”, afirma o Catecismo da Igreja Católica (CIC, 1324).
Testemunhas do mistério da fé
Na história do cristianismo, foram muitos os homens e mulheres que dedicaram suas vidas à propagação do culto à Eucaristia. Veja alguns deles:
SANTA JULIANA DE MONT-CORNILLÓN (1193-1258)
![Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos [2] Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos](https://cdn.statically.io/img/osaopaulo.org.br/f=auto%2Cq=60/wp-content/uploads/2020/06/image-51.jpg)
No fim do século XIII, surgiu em Lieja, Bélgica, um movimento eucarístico cujo centro foi a Abadia de Cornillón. Este movimento deu origem a vários costumes eucarísticos, como, por exemplo, a exposição e bênção do Santíssimo Sacramento.
Naquela época, Santa Juliana era priora da abadia. Desde jovem, tinha grande veneração ao Santíssimo Sacramento e sempre desejou que houvesse uma festa especial em sua honra.
Santa Juliana não chegou a ver a instituição da Solenidade de Corpus Christi, pois morreu em 1258. Segundo sua biografia, ela faleceu adorando o Santíssimo Sacramento, que fora exposto no quarto onde convalescia.
SÃO PEDRO JULIÃO EYMARD (1811-1868)
![Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos [3] Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos](https://cdn.statically.io/img/osaopaulo.org.br/f=auto%2Cq=60/wp-content/uploads/2020/06/image-52.jpg)
Nasceu em Esère, na França. Todos os dias, sua mãe o levava à igreja para receber a bênção eucarística. As- sim, aos 5 anos de idade, despontou sua vocação sacerdotal. Foi ordenado em 1834, em sua diocese de origem.
Em 1851, em oração diante da imagem da Virgem Maria, ouviu o pedido para a criação de uma congregação religiosa destinada a honrar a Eucaristia. Assim, em 1856, fundou a Congregação dos Padres do Santíssimo Sacramento (Sacramentinos). Viajou por toda a França, para levar sua mensagem eucarística e deixou inúmeros escritos sobre essa espiritualidade.
SÃO TARCÍSIO (SÉCULO III)
![Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos [4] Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos](https://cdn.statically.io/img/osaopaulo.org.br/f=auto%2Cq=60/wp-content/uploads/2020/06/image-53.jpg)
Mártir da Igreja dos primeiros séculos, vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma, Tarcísio era um dos integrantes da comunidade cristã romana, quase toda dizimada. Ele tinha 12 anos e morreu no dia 15 de agosto do ano 257, ao tentar levar a Eucaristia a outros cristãos que estavam presos em decorrência da perseguição.
Ele auxiliava nas celebrações do Papa Sisto II como acólito e, um dia, foi abordado por pagãos enquanto levava consigo a Eucaristia, sendo duramente atacado com paus e pedras, até morrer, abraçado ao sacramento. “Quando lhe reviraram o corpo, os assaltantes não puderam encontrar nem sinal do sacramento de Cristo, nem em suas mãos, nem por entre as vestes.” Assim, o Martirológio Romano resume a forma posterior da história de São Tarcísio.
SÃO PIO DE PIETRELCINA (1887-1968)
![Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos [5] Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos](https://cdn.statically.io/img/osaopaulo.org.br/f=auto%2Cq=60/wp-content/uploads/2020/06/image-54.jpg)
Com um sacerdócio dedicado totalmente a Deus e ao seu serviço, a vida de São Pio de Pietrelcina começou a mudar totalmente quando, em 20 de setembro de 1918, depois da celebração da Santa Missa, recebeu os estigmas de Jesus Cristo nas mãos e nos pés, com os quais conviveu por 50 anos. Sua intimidade com o sacrifício eucarístico era tão grande que as pessoas que tiveram a oportunidade de assistir às missas por ele celebradas relatavam que o frade entrava em profundo êxtase durante a celebração. Padre Pio, como era conhecido, morreu em 23 de setembro de 1968 e foi canonizado em 2002.
BEATO CHARLES DE FOUCAULD (1858-1916)
![Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos [6] Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos](https://cdn.statically.io/img/osaopaulo.org.br/f=auto%2Cq=60/wp-content/uploads/2020/06/image-55.jpg)
O francês Charles de Foucauld tinha 28 anos quando decidiu dedicar sua vida a Deus, após participar de uma celebração eucarística, em 1886.
O jovem ingressou na Ordem dos Monges Trapistas, em 1897. No entanto, buscava viver uma radicalidade ainda maior e, por isso, deixou a Ordem. Foi ordenado sacerdote em 9 de junho de 1903, aos 43 anos. Posterior- mente, viveu no deserto do Saara, dedicado à oração e a longos períodos de silêncio em uma tenda.
Como sacerdote, ele colocou a Eucaristia e o Evangelho no coração de sua vida. Uma congregação religiosa foi fundada a partir das suas inspirações 20 anos após sua morte, os Irmãozinhos de Jesus, na Argélia. Charles de Foucauld foi beatificado em 2005 e sua canonização foi aprovada pelo Papa Francisco no fim do mês passado.
VENERÁVEL CARLO ACUTIS (1991-2006)
![Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos [7] Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos](https://cdn.statically.io/img/osaopaulo.org.br/f=auto%2Cq=60/wp-content/uploads/2020/06/image-56.jpg)
Nascido em Londres, na Inglaterra, e criado em Milão, na Itália, o jovem Carlo morreu aos 16 anos, vítima de leucemia. Desde que, com 7 anos, fez a Primeira Comunhão, nunca mais perdeu o encontro cotidiano com a Eucaristia. Antes ou depois da Santa Missa, permanecia em frente ao sacrário para adorar o Senhor no Santíssimo Sacramento.
Entusiasta da Informática, o jovem desenvolveu um site na internet para difundir a devoção ao Santíssimo Sacramento e as histórias dos milagres eucarísticos. “Es- tar sempre unido a Jesus, este é o meu projeto de vida”, dizia Acutis. Em 22 de fevereiro, o Papa Francisco auto- rizou o reconhecimento do milagre atribuído à intercessão do jovem, que em breve será beatificado.