Fiocruz lança cartilhas sobre o cuidado com idosos em tempos de pandemia

As publicações abordam os temas: luto e solidão, atividades físicas e direitos das pessoas cuidadoras de idosos

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) lançou nesse mês três cartilhas de apoio voltadas para profissionais cuidadores de idosos no contexto da atual pandemia de COVID-19. Algumas das orientações, porém, podem ser aplicadas no dia a dia por familiares que se dedicam a tais cuidados.

As publicações abordam os temas: luto e solidão, atividades físicas e direitos das pessoas cuidadoras de idosos, e integram o projeto Cuidando de quem cuida, vinculado ao programa Inova Fiocruz, que reúne, ao todo, seis vídeo-aulas e seis cartilhas sobre o assunto.

Além de Groisman e de outros pesquisadores da Fiocruz, as cartilhas foram elaboradas com apoio de especialistas convidados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Associação dos Cuidadores do Estado do Rio de Janeiro (Acierj).

“Tudo foi elaborado em linguagem simples e acessível, algumas com ilustrações, voltado tanto para as pessoas cuidadoras de idosos que são da família, como também as contratadas que atuam de forma remunerada”, ressalta, em entrevista ao Portal da FioCruz, o professor-pesquisador da EPSJV/Fiocruz Daniel Groisman, coordenador do projeto e um dos responsáveis pela elaboração do material.

LEIA TAMBÉM
Pontifícias Obras Missionárias lançam materiais para a animação dos idosos e enfermos missionários

“A importância desse material se justifica porque nele discutimos questões que se fazem presentes tanto durante a pandemia quanto nos desafios do cuidado no pós-pandemia”, aponta Groisman.

No que se refere à promoção da saúde física das pessoas idosas diante da atual pandemia, por exemplo, são passadas orientações gerais para as pessoas cuidadoras sobre essa questão. Segundo Groisman, “a ideia é promover uma rotina mais ativa e de estimulação da funcionalidade e da saúde física”.

A cartilha “Como lidar com a solidão e o luto durante a pandemia de COVID-19?” foi criada com o propósito de auxiliar aos cuidadores de pessoas idosas a lidarem com a solidão e com sentimentos ligados à morte de parentes, amigos e pessoas com quem mantinham relações de cuidado, sobretudo idosos, ocorridas na pandemia. Groisman destaca que, a princípio, esse tema não seria abordado em uma cartilha, mas que o fato foi reconsiderado tendo em vista o enorme índice de mortes, em sua maioria, de idosos.

“A gente achou que era muito importante dar algum acolhimento a essas famílias e demais pessoas cuidadoras que sofreram perdas nesse período. Como o nosso projeto se propõe a olhar para quem cuida, a gente também tem que olhar para quem estava cuidando e perdeu uma pessoa querida nessa pandemia, que vitimou tantas pessoas da população brasileira”, ressaltou na entrevista.

(Com informações da Agência Fiocruz)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários