Frei Carlos Silva, nomeado bispo auxiliar de São Paulo, será ordenado no dia 13

Cardeal Scherer será o bispo ordenante principal na Catedral da Sé. Haverá participação presencial dos fiéis e transmissão pelas plataformas digitais da Arquidiocese

Frei Carlos Silva, nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo pelo Papa Francisco (foto: Capuchinhos)

A Arquidiocese de São Paulo e a Província dos Capuchinhos da Imaculada Conceição de São Paulo convidam para a ordenação episcopal de Frei Carlos Silva, 58 anos, como Bispo Auxiliar de São Paulo, que acontecerá no sábado, 13, às 15h, na Catedral da Sé.

Será permitida a participação presencial dos fiéis, desde que respeitem as atuais recomendações sanitárias em razão da pandemia de COVID-19, e ordenação também será transmitida pelas plataformas digitais da Arquidiocese e pela rádio 9 de Julho.

Frei Carlos Silva foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo pelo Papa Francisco em 16 de dezembro. Até então, ele era Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), em Roma, na Itália.

Após ser ordenado, ele será designado pelo Arcebispo de São Paulo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, como Vigário Episcopal da Região Brasilândia.

Dom Odilo será o ordenante principal no dia 13. Os outros bispos ordenantes são Dom José Soares Filho, OFMCap, Bispo Emérito de Carolina (MA); e Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap, Arcebispo da Paraíba.

BIOGRAFIA

Frei Carlos nasceu em 5 de dezembro de 1962, em Andradina (SP), Diocese de Araçatuba, filho de José Silva e Maria Moura Silva.

Em janeiro de 1984, iniciou sua formação religiosa no Seminário Seráfico São Fidélis, em Piracicaba (SP), onde realizou a etapa do postulantado e dos estudos de Filosofia (1984 a 1986). Também em Piracicaba, no Convento Sagrado Coração de Jesus, fez o Noviciado (1987) e emitiu seus primeiros votos no dia 10 de janeiro de 1988.

Realizou os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e, no dia 12 de outubro de 1991, emitiu os votos perpétuos na Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Paróquia São Francisco, em Nova Veneza, Sumaré (SP). Em 1º de agosto de 1992, foi ordenado sacerdote na cidade Birigui (SP), na Diocese de Lins.

OFÍCIOS

Foi Vigário paroquial na Paróquia São Francisco de Assis, em Nova Veneza, Sumaré, (SP), e assistente da Fraternidade Missionária do Homem do Campo, em Mirandópolis, também na Diocese de Lins. Em 1995, realizou estudos de espiritualidade franciscana em Petrópolis (RJ).

Em 1996, assumiu a coordenação da Pastoral Vocacional e Missionária da província dos Capuchinhos de São Paulo, em Piracicaba, sendo também guardião do Seminário Seráfico São Fidélis.

De fevereiro de 2004 a outubro de 2013, foi missionário no Norte do México, onde exerceu as funções de vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Yecora, Estado de Sonora (2004 a 2007); promotor vocacional (2004 a 2011); Mestre dos Noviços e pós-Noviços (2007 a 2013); guardião do Convento São Pio de Pietrelcina, em Monterrey, Estado de Novo Leon (2009 a 2013); Pároco da paróquia Santíssima Trindade, em Benito Juárez, Estado de Novo Leon.

De volta ao Brasil, Frei Carlos foi Ministro Provincial em São Paulo por dois mandatos (2013 a 2018) e Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB). Em setembro de 2018 foi eleito Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, função que exercia até ser nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, em dezembro de 2020.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários