Confira nossa versão impressa

Igreja expressa solidariedade com vítimas do Furacão Eta

Desastre natural atingiu diversos países da América Central, deixando ao menos 200 mortos até o momento

Igreja expressa solidariedade com vítimas do Furacão Eta

O Furacão Eta, de categoria 4, com ventos de 140km/h causou, até o presente momento, pelo menos 200 mortes em diversos países da América Central, principalmente em Honduras, Nicarágua e Guatemala. No domingo, 8, o furacão também atingiu o estado norte-americano da Flórida.

O Papa Francisco, no Angelus do último domingo, expressou sua solidariedade com às vítimas do furacão ao avistar, na Praça de São Pedro: “Que o Senhor acolha os mortos, conforte seus familiares e ampare os mais provados, assim como os que estão trabalhando para ajudá-los”, rezou o Santo Padre.

Manifestação do CELAM

A Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), na segunda-feira, 9, emitiu uma nota expressando a sua proximidade espiritual e concreta às vítimas do furacão: “As vítimas e os danos causados por este violento furacão nos enchem de profunda dor; por isso, queremos nos aproximar espiritualmente a vocês com o consolo da oração, mas também com uma ajuda concreta, que já foi ativada através da Cáritas Latino-americana e Caribenha”.

CLIQUE E LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA (em Espanhol)

A Presidência do CELAM agradeceu, também, o trabalho de todos os agentes pastorais nos territórios afetados, que são a “presença samaritana da Igreja, que está sempre perto daquele que sofre”.

Citando a última Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, os bispos recordaram que “a caridade, com seu dinamismo universal, pode construir um mundo novo, porque não é um sentimento estéril, mas a melhor maneira de alcançar caminhos eficazes de desenvolvimentos para todos” (FT 183).

O Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano, foi um dos bispos signatários da nota, pois, atualmente, é o Primeiro Vice-presidente do organismo.

Conferências episcopais

Na sexta-feira, 6, a Conferência Episcopal da Guatemala enviou uma mensagem de solidariedade a todas as pessoas atingidas, recordando que a tragédia é ocasião para os cristãos mostrarem “o rosto de misericórdia” de Deus. Os bispos do país conclamaram as autoridades locais para que deem o apoio devido à população e instituições internacionais para que, também, ajudem os países atingidos. “O padecimento do irmão pede uma respostas que não pode diferir-se”, concluíram os bispos.

A Conferência Episcopal da Honduras, na quinta-feira, 5, já havia expressado comunhão e apoio à população atingida pelo furacão no país, lembrando que a tragédia natural ocorre no meio das dificuldades da pandemia de coronavírus: “Em meio deste emergência meteorológica, não esqueçamos que o COVID-19 está ainda presente e o risco de contágio é muito alto. Na medida do possível, tenhamos o cuidado necessário para cumprir com as disposições básicas de biossegurança”.

Fontes: Vatican News/ CELAM/ Conferência Episcopal da Guatemala/ Conferência Episcopal de Honduras

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Jovens católicos egípcios nas pegadas de Santo Tomás de Aquino

O grupo é organizado de forma que todos os ofícios e funções são desempenhados alternadamente por seus membros, e conta com o acompanhamento de um assistente pastoral

Cardeal Scherer ordenará dois novos padres para a Arquidiocese neste sábado

Neste sábado, 5, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, às 15h, presidirá a ordenação de dois novos padres, no Santuário Arquidiocesano...

Novo documento do Vaticano ressalta o compromisso dos bispos pela unidade dos cristãos

“O Bispo e a unidade dos Cristãos: vademecum ecumênico” é o título do novo documento publicado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade...

Dom Jorge Pierozan conclui visitas pastorais na Região Santana

O Bispo celebrou na Paróquia Santa Joana D’Arc, no  Setor Pastoral Tremembé No domingo, 29 de novembro, Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar de São Paulo...

Paróquia Nossa Senhora das Graças realiza festa da padroeira na Brasilândia

As festividades foram encerradas com uma procissão luminosa e missa solene Com o tema “Maria, mãe da consolação e de todas as graças”, foi celebrada...

Newsletter