‘Não sejamos indiferentes aos sinais de Deus em nossa vida’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta terça-feira, 14, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Neste dia, a Igreja celebra a memória de São Camilo de Lellis, sacerdote italiano que, entre os séculos XVI e XVII, realizou um grande trabalho pelos doentes, em uma época marcada por grandes pestes e assistência sanitária insuficiente. Percebendo a grande necessidade de socorro aos doentes, ele fundou a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos e Camilianas).

“Peçamos, pela intercessão de São Camilo, a saúde para os doentes e a proteção para todos os que trabalham nos hospitais e que cuidam dos enfermos, para que eles também possam ser preservados na sua saúde e, seguindo o exemplo de São Camilo, dedicar-se com grande caridade e sabedoria aos doentes”, destacou Dom Odilo, no início da celebração. 

OBRA DE MISERICÓRDIA

Na homilia, o Cardeal Scherer ressaltou a importância de, nesse tempo de pandemia, recordar as pessoas que deram um grande exemplo de dedicação aos doentes e enfatizou que a obra iniciada por São Camilo continua até os dias atuais.

“Que também hoje, os muitos que se dedicam profissionalmente à saúde possam imitar o exemplo deste santo na dedicação, no amor e na caridade para com os doentes, que precisam, sim, de medicina, de ciência, de cuidados técnicos, de investimentos das políticas públicas de saúde.  Mas tudo isso não é suficiente. Os doentes são pessoas que precisam de afeto, carinho, atenção à suas situações pessoais e, portanto, do amor dedicado a eles. É isso que faz uma grande diferença no cuidado aos doentes”, reforçou o Arcebispo, recordando que o cuidado dos doentes é uma grande obra de misericórdia.

INCREDULIDADE E INDIFERENÇA

Dom Odilo também refletiu sobre o Evangelho do dia (Mt 11,20-24), no qual Jesus repreende o povo da cidades incrédulas, que não o acolheram bem e que não manifestaram a fé na sua pregação, apesar de ele ter realizado milagres e grande sinais.

“Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”, disse Jesus.

O Cardeal ressaltou que a incredulidade e a indiferença estão muito presentes nas nos dias atuais. “São indiferentes diante do sinal de Deus no meio de nós, do chamado à conversão… Nós também responderemos diante de Deus se não dermos atenção a Jesus Cristo e seu Evangelho. Peçamos, portanto, que o Espírito Santo nos ajude a estarmos atentos e a não sermos indiferentes e com os corações fechados e duros, mas saibamos reconhecer seus sinais em nossa vida”, completou. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários