No Natal, Papa dará a bênção Urbi et Orbi de dentro do Palácio Apostólico

No Natal, Papa dará a bênção Urbi et Orbi de dentro do Palácio Apostólico
Bênção Urbi et Orbi do Natal de 2019, na Praça São Pedro (Foto: Vatican Media)

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou em nota nesta terça-feira, 22, que, devido às novas restrições adotadas para conter a propagação da Covid-19, “conforme comunicado pela Prefeitura da Casa Pontifícia, em 25 de dezembro, Solenidade do Nascimento do Senhor, o Papa Francisco pronunciará a Mensagem de Natal e dará a bênção Urbi et Orbi na Sala das Bênçãos do Palácio Apostólico do Vaticano” e não do balcão da Basílica de São Pedro, como acontece tradicionalmente.

Os fiéis poderão acompanhar a bênção pelos meios de comunicação e plataformas digitais, ao meio-dia no horário local (8h no horário de Brasília).

A benção Urbi et Orbi, que, em latim, significa “à cidade de Roma e ao mundo” é tradicionalmente dada pelo Pontífice nos dias do Natal, da Páscoa e é a primeira bênção dada por um papa ao povo após sua eleição.

Na Páscoa deste ano, em 12 de abril, no auge da pandemia na Europa, o Santo Padre concedeu essa bênção do interior da Basílica de São Pedro vazia.

Os fiéis que receberem a benção Urbi et Orbi, presencialmente ou pelos meios de comunicação, podem obter a indulgência plenária, que é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja. Habitualmente, para receber a indulgência plenária, o fiel precisa ter se confessado recentemente, rezar nas intenções do Papa e fazer um ato de caridade.

Celebrações do Natal

A nota também detalha que nos dias 26 e 27 de dezembro de 2020 e 1, 3 e 6 de janeiro de 2021, a oração Angelus será recitado na Biblioteca e não da janela do Palácio Apostólico, como de costume.

Dias atrás, o Vaticano já havia informado que a celebração eucarística da Noite do Natal, popularmente conhecida como “Missa do Galo”, que costuma ser celebrada à meia-noite, este ano, acontecerá às 19h30 (15h30 no horário de Brasília) desta quinta-feira, 24, na Basílica de São Pedro.

No dia 31, o Pontífice celebrará as primeiras Vésperas da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e rezará o hino Te Deum em ação de graças pelo ano que passou, às 13h no horário de Brasília.

No dia 1º de janeiro, a missa da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, ocorrerá às 6h no horário de Brasília, mesmo horário da Missa da Solenidade da Epifania do Senhor, em 6 de janeiro.

A participação dos fiéis nas cerimônias será reduzida, em conformidade com as medidas de proteção para evitar a disseminação do novo coronavírus. Entretanto, todas as celebrações serão transmitidas on-line e em alguns canais de televisão.

(Com informações de Vatican News)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter