No Natal, Papa dará a bênção Urbi et Orbi de dentro do Palácio Apostólico

Bênção Urbi et Orbi do Natal de 2019, na Praça São Pedro (Foto: Vatican Media)

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou em nota nesta terça-feira, 22, que, devido às novas restrições adotadas para conter a propagação da Covid-19, “conforme comunicado pela Prefeitura da Casa Pontifícia, em 25 de dezembro, Solenidade do Nascimento do Senhor, o Papa Francisco pronunciará a Mensagem de Natal e dará a bênção Urbi et Orbi na Sala das Bênçãos do Palácio Apostólico do Vaticano” e não do balcão da Basílica de São Pedro, como acontece tradicionalmente.

Os fiéis poderão acompanhar a bênção pelos meios de comunicação e plataformas digitais, ao meio-dia no horário local (8h no horário de Brasília).

A benção Urbi et Orbi, que, em latim, significa “à cidade de Roma e ao mundo” é tradicionalmente dada pelo Pontífice nos dias do Natal, da Páscoa e é a primeira bênção dada por um papa ao povo após sua eleição.

Na Páscoa deste ano, em 12 de abril, no auge da pandemia na Europa, o Santo Padre concedeu essa bênção do interior da Basílica de São Pedro vazia.

Os fiéis que receberem a benção Urbi et Orbi, presencialmente ou pelos meios de comunicação, podem obter a indulgência plenária, que é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja. Habitualmente, para receber a indulgência plenária, o fiel precisa ter se confessado recentemente, rezar nas intenções do Papa e fazer um ato de caridade.

Celebrações do Natal

A nota também detalha que nos dias 26 e 27 de dezembro de 2020 e 1, 3 e 6 de janeiro de 2021, a oração Angelus será recitado na Biblioteca e não da janela do Palácio Apostólico, como de costume.

Dias atrás, o Vaticano já havia informado que a celebração eucarística da Noite do Natal, popularmente conhecida como “Missa do Galo”, que costuma ser celebrada à meia-noite, este ano, acontecerá às 19h30 (15h30 no horário de Brasília) desta quinta-feira, 24, na Basílica de São Pedro.

No dia 31, o Pontífice celebrará as primeiras Vésperas da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e rezará o hino Te Deum em ação de graças pelo ano que passou, às 13h no horário de Brasília.

No dia 1º de janeiro, a missa da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, ocorrerá às 6h no horário de Brasília, mesmo horário da Missa da Solenidade da Epifania do Senhor, em 6 de janeiro.

A participação dos fiéis nas cerimônias será reduzida, em conformidade com as medidas de proteção para evitar a disseminação do novo coronavírus. Entretanto, todas as celebrações serão transmitidas on-line e em alguns canais de televisão.

(Com informações de Vatican News)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários