Confira nossa versão impressa

‘O Nascimento de Nossa Senhora é como a aurora que precede o sol’

‘O Nascimento de Nossa Senhora é como a aurora que precede o sol’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, na capela de sua residência, a missa da Festa da Natividade de Nossa Senhora, nesta terça-feira, 8. A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Celebrada nove meses após a Solenidade da Imaculada Conceição (8 de dezembro), a festa da Natividade de Nossa Senhora tem sua origem em Jerusalém, tendo sido comemorada pela primeira vez no século V como festa da Basílica Sanctae Mariae ubi nata est, que é conhecida atualmente como Basílica de Sant’Ana. No século VII, o nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria já era celebrado pelas igrejas bizantinas e romanas. A celebração foi adicionada ao calendário tridentino como dia 8 de setembro, data que permanece até os dias atuais.  

TRADIÇÃO

Segundo a tradição, Maria nasceu quando seus pais, São Joaquim e Sant’Ana, já estavam idosos e estéreis, depois de passarem a vida pedindo a Deus a graça de gerar um filho, gerara aquela que mais tarde seria a Mãe de Jesus.

“A celebração de hoje honra a natividade da Mãe de Deus. Mas o verdadeiro significado e o fim deste evento é a encarnação do Verbo. De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, de Deus”, destaca um trecho dos discursos de Santo André de Creta, publicado no Ofício das Leituras da liturgia desta festa.  

AURORA

Na homilia, o Cardeal Scherer destacou que explicado a Maria o verso proclamado na antífona da missa, que diz: “por ela nos veio o sol da justiça, Cristo nosso Deus” e salientou que “o Nascimento de Nossa Senhora é como a aurora que precede o sol”.

“Maria é aquela que sempre está perto de Jesus e nos encaminha para a luz. Este é o papel dela, mostrar Jesus para nós e mostrar-nos a Ele”, destacou o Cardeal, acrescentando: “A Igreja exulta e se alegra com o nascimento de Maria. Por isso, recorremos a ela com confiança filial”.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

SP fecha último hospital de campanha para tratamento de covid-19

Os equipamentos utilizados serão doados para instituições assistenciais e unidades de saúde pública Com...

Arquidiocese terá paróquia em honra a Santa Dulce dos Pobres

No próximo sábado, 26, às 18h, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidirá...

Papa: cultura do descarte é um atentado contra a humanidade. ONU seja oficina de paz

Coronavírus, desigualdade, perseguição religiosa, armas, Amazônia e família: estes são alguns dos temas tratados pelo Papa Francisco...

Bíblia: alimento para a peregrinação dos filhos de Deus

Muitas pessoas afirmam ter dificuldade em ler e compreender as Escrituras, por não entender sua linguagem, símbolos e contextos. É por isso...

‘Economia de Francisco’: jovens dialogam com o Cardeal Scherer

Arcebispo de São Paulo participou de reunião virtual com três brasileiros integrantes ADCE que participam do evento internacional

Newsletter