Confira nossa versão impressa

Padre Euclides: exemplo de fé e testemunho sacerdotal aos 84 anos

Por Benigno Naveira (Colaborador de Comunicação na Região)

Padre Euclides: exemplo de fé e testemunho sacerdotal aos 84 anos
(Crédito: Benigno Naveira)

No domingo, 23, a comunidade de fiéis da Paróquia Cristo Jovem, no Setor Pastoral Lapa, festejou os 37 anos de sacerdócio do Padre Euclides Eustaquio de Castro, completados em 20 de agosto. Atualmente, ele está com 84 anos de idade.

A missa solene, com a presença de fiéis e transmitida via on-line, foi presidida pelo Padre Euclides, na comemoração da festa do padroeiro.

Determinação vocacional

Em conversa com a Pastoral da Comunicação da Região Lapa, Padre Euclides contou sobre sua vida e vocação sacerdotal.

“Minha vocação é um pouco parecida com a vida de São João Maria Vianney. Nasci na roça, muito pobre. Quando manifestei o desejo de ser padre, tropecei em dois obstáculos: pobreza e pouca inteligência, e não conseguia ajuda de ninguém. A idade foi passando, trabalhei na Companhia Siderúrgica Delga Mineira, mas como eu era muito perseverante na igreja, participei de cruzadinha da Eucaristia, depois congregado mariano, e outras pastorais”.

Tendo grande vontade de ser padre, Euclides conversou com o Cônego Gino, Vigário da Paróquia São José Operário da cidade de João Molevade (MG), que o indicou ao Padre José Maria Drema, Redentorista, que disse que por causa da idade que já tinha, 18 anos à época, sugeriu, então, que ele se tornasse irmão leigo. “Aceitei e fui para a cidade de Juiz de Fora (MG), onde fiquei por seis anos, mas não era o que queria. Um dia, entrei na sala de recreio dos padres, e vi uma revista aberta na mesa e estava escrito:  ‘seminário de adulto, você paga os estudos com trabalho, nos escreva já’. Imediatamente, escrevi, era na cidade de Pirassununga (SP), e recebi a resposta que tinha sido aceito. Fui para lá, com 28 anos de idade. Apesar de ter somente o curso primário, não tive dificuldades nos estudos, cursei o ginásio, colegial, faculdade de Filosofia e Teologia, este período durou quase 19 anos de estudo”, recordou.

Sacerdócio

Após terminar a Faculdade de Teologia, já com 46 anos, Euclides fui conversar com o Dom Alfredo Ernest Novak, à época Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, e pediu para ser ordenado padre. A resposta foi negativa, mas mesmo assim, o futuro padre decidiu continuar suas atividades de evangelização na Paróquia Cristo Jovem.

Após algum tempo, Dom Alfredo mudou de ideia e consultou o então Arcebispo de São Paulo, o Cardeal Paulo Evaristo Arns, sobre a possibilidade de ordenar Euclides

“Em conversa com o Cardeal, Ele me perguntou: ‘porque esses cabelos brancos? Respondi: ‘um pouco era charme, outro pouco idade e o resto sofrimento’. Pedi a permissão dele, que devido a minha idade gostaria de ser ordenado na cidade de João Molevade, (MG)”, e Dom Paulo foi até lá para realizar a ordenação presbiteral. “Foi uma festa na cidade! Mais de mil pessoas participaram da missa de ordenação”.

Padre Euclides recordou que sua primeira celebração foi na Paróquia São José Operário, na cidade de Santa Ana de Alfieri (MG), terra natal de sua irmã. Membros da família participaram da missa. Seus pais já eram falecidos.

No retorno a São Paulo, Padre Euclides foi nomeado Pároco da Paróquia Cristo Jovem, em setembro de 1983. “Estou completando 37 anos de ordenação e Pároco desta Paróquia, onde construí a família Cristo Jovem”, finalizou.

Notícias relacionadas

Comentários

  1. Algumas correções com relação a esta matéria.
    A companhia que o Padre Euclides trabalhou é Companhia Siderúrgica Belgo Mineira (CSBM), hoje Arcelor Mittal.
    O Cônego com quem ele conversou é José Higino de Freitas, que o indicou ao Padre José Maria Drehmans.
    A ordenação sacerdotal foi na Paróquia São José Operário de João Monlevade (MG). A primeira celebração foi na Igreja de Sant’Ana, no distrito de Santana do Alfié, São Domingos do Prata (MG), terra natal de sua mãe (ele não teve irmã, só irmãos).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Cardeal Scherer: ‘Fratelli tutti é uma síntese amadurecida de todo o ensino social da Igreja’

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, participou de mais uma edição do evento Diálogos com a Cidade, na quarta-feira, 25. Promovido pelo...

Em reunião, CRP concretiza Plano de Ação Pastoral 2021

Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, incentivou uma reflexão sobre o atual momento da sociedade e a atuação das...

Vatican News lança subsídio inspirado na vivência do Advento

A partir do próximo domingo, 29, e até o dia 24 de dezembro, internautas poderão acessar os conteúdos produzidos pelo Vatican News, o portal...

Uma nova tecnologia para o tratamento de esgoto na cidade

Microestação compacta poderá ofertar saneamento básico de qualidade às regiões carentes de São Paulo Maior cidade do Brasil, São Paulo possui 12,3 milhões de habitantes....

Dez dias de fé e devoção a Santa Cecília

Festa da padroeira aconteceu entre os dias 13 e 22 A Paróquia Santa Cecília celebrou a festa da padroeira entre os dias 13 e 22....

Newsletter