Padre Alysson Carvalho preside missa na Paróquia Santa Paulina após ordenação sacerdotal

Laize Teixeira

Ordenado sacerdote pela imposição das mãos do Cardeal Scherer, Arcebispo Metropolitano, no sábado, 9, na Catedral da Sé, o Padre Alysson Antunes Carvalho presidiu sua primeira missa na Paróquia Santa Paulina, Setor Anchieta, onde realizou seu trabalho pastoral como diácono seminarista ao longo do ano de 2023, no domingo, dia 10

Entre os concelebrantes estiveram os Padres Israel Mendes Pereira, Pároco, e Jonathan Aparecido Lopes Gasques, Vigário Paroquial.

Padre Alysson tem 27 anos de idade e sua paróquia de origem é a Nossa Senhora da Esperança, na Região Episcopal Belém. O neossacerdote tem formação em Técnico em Design de Interiores, é licenciado em Filosofia, bacharel em Teologia e pós-graduando em Arte e Arquitetura Sacra.

Ele ingressou no Seminário Propedêutico em 2015; no de Filosofia em 2016; e no de Teologia, em 2019. Dias antes de receber a ordenação sacerdotal, ele concedeu entrevista ao O SÃO PAULO. Leia a íntegra a seguir:

‘Eterno é seu amor’ (Sl 136,1)

Quando o senhor percebeu o chamado à vida sacerdotal?
Meu chamado sacerdotal deu-se ao participar do processo de catequese que me foi ministrado na Paróquia Santa Bernadete, na Região Belém, a qual me proporcionou motivação para a busca de conhecimento profundo das coisas do alto. Após acompanhar um amigo em um encontro vocacional da Arquidiocese de São Paulo, percebi que talvez o sacerdócio fosse minha vocação e que valeria a pena dedicar-me a esse propósito.

Durante esse processo de formação no seminário, quais sinais confirmaram essa vocação à vida como ministro ordenado? 
Ao longo das etapas formativas, pude experienciar diversas realidades da vida pastoral de nossa Arquidiocese, o que de alguma maneira, confirmaram a minha decisão de seguir os passos de Jesus. Seja por meio das visitas à diversas famílias ou às pessoas que se encontravam presas, enfermas e em realidade de extrema vulnerabilidade. Além disso, o serviço pastoral realizado nas comunidades paroquiais as quais fui designado para trabalhar ou na convivência do seminário, ou nos estudos foram elementos que contribuíram para confirmar o meu chamado.

Qual o lema sacerdotal que você escolheu e por quê?
Meu lema sacerdotal é “Eterno é seu amor’ (Sl 136,1). O por quê da escolha? Primeiramente, porque eu acredito na misericórdia e no amor infinito de Deus. Se não fosse o amor de Deus para comigo, eu não teria vindo à existência. E também se não fosse por este amor, muitas maravilhas Ele não teria realizado em minha vida. Uma delas, foi a minha conversão à Igreja. A cada dia, Ele tem confirmado meu chamado e manifestado a sua presença amorosa, por meio de graças que eu tenho recebido, graças que por meio Dele consigo realizar na vida de outras pessoas. Além disso, o amor de Deus possibilita não só a mim, mas a todos os fiéis batizados, a graça da vida eterna. De fato, portanto, o amor de Deus é eterno, sem fim, dura para sempre e por meio dele nós somos capazes de alcançarmos a vida eterna e somos capazes de amar o outro. O amor de Deus é para mim o caminho que me guia na minha vida vocacional. Que eu possa, então, a exemplo máximo de Deus Pai, ser capaz de, com a graça Dele, com a graça do Espírito Santo, ser capaz de amá-lo e também amar o próximo.

O que a Igreja em São Paulo pode esperar do Padre Alysson?

Estou de coração aberto para aquilo que possa ser destinado a mim em qualquer lugar aqui na Arquidiocese. Estou muito motivado a fazer as pessoas a terem a experiência de encontro com Cristo, de encontro com Deus e de encontro, sobretudo, com o amor, com a bondade e com a beleza de Deus. Gostaria de utilizar os dons que Deus me deu, as capacidades que ele me deu para evangelizar as pessoas e levá-las a experimentar a grandeza do amor de Deus.  

(Entrevista concedida a Daniel Gomes/jornal O SÃO PAULO)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários