Papa acrescenta três novas invocações à Ladainha de Nossa Senhora

 “Mãe de Misericórdia”, “Mãe da esperança” e “Conforto dos migrantes” são os novos títulos da Litania Lauretana

Papa acrescenta três novas invocações à Ladainha de Nossa Senhora

Papa Francisco incluiu três novas invocações à Ladainha de Nossa Senhora: “Mater misericordiae” (Mãe de Misericórdia), “Mater spei” (Mãe da esperança) e “Solacium migrantium” (Conforto dos migrantes).

A decisão do Pontífice foi anunciada neste sábado, 20, memória do Imaculado Coração de Maria, por meio de uma carta do Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Robert Sarah, e dos Secretário-geral desse dicastério, Dom Arhur Roche, dirigida aos presidentes das conferências episcopais de todo o mundo.

“Inúmeros são os títulos e invocações que a piedade cristã, ao longo dos séculos, reservou para a Virgem Maria, uma maneira privilegiada e segura de encontrar a Cristo”, destaca a carta.

A primeira invocação será feita após o título “Mater Ecclesiae” (Mãe da Igreja), a segunda após “Mater divinae gratiae” (Mãe da divina graça), a terceira após “Refugium peccatorum” (Refúgio dos pecadores).

A LADAINHA

Também conhecida como Ladainha ou Litania Lauretana, esse conjunto de invocações dirigidas a Nossa Senhora foi entoado solenemente pela primeira vez em 1531, em Loreto, na Itália. No entanto, sua origem remonta o século XIII. Em 1601, essa ladainha foi aprovada pelo Papa Clemente VIII.

Ao longo dos séculos, algumas invocações foram acrescentadas pelos pontífices, como, por exemplo: “Rainha concebida sem pecado original”, em 1854; “Mãe do bom conselho”, em 1903; “Rainha da paz”, em 1917; “Rainha assunta ao céu”, em 1950; “Mãe da Igreja”, em 1964 e, a mais recente, “Rainha da família”, incluída por São João Paulo II, em 1995.

Agora, com a inclusão feita pelo Papa Francisco, a Ladainha de Nossa Senhora, que até então tinha 51 títulos, passa a ter 54 invocações à Virgem Maria.

LEIA TAMBÉM:

Ladainha de Nossa Senhora: expressão de amor e devoção à mãe do salvador

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

  1. Deus abençoe sempre sua vida papa Francisco, e que o espírito santo te conduza, a cada segundo da vossa vida…o senhor é um grande servo do senhor, q cuida com amor do seu rebanho…e sempre entercedendo pelo seu povo e por nosso Brasil 🙏😍🙏

  2. Penso que ficaria melhor traduzir como “Solaz dos Migrantes”, porque fica mais próximo do original em latim. Essa palavra “Solaz” existe em Língua Portuguesa, está no VOLP, e significa “consolo”, “socorro”, “conforto”, “auxílio”. Ou seja, não perde em nada o sentido.

  3. Vida longa ao nosso querido Papa Francisco.Que o Sagrado coração de Jesus 💞 e o Sagrado coração de Maria lhe dê muita sabedoria, para cuidar de todos seus fiéis!!🙏

  4. O Amor à Mãe Misericordiosa que nos vai no coração, nos livra de nossos males e nossos problemas do dia a dia.
    Ela é a Divina Mãe de Deus que nos abençoa e nos dá a Esperança, Fé e o Amor a Deus Pai que nos vai na Alma.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Centros esportivos serão reabertos na capital a partir do dia 5

Uso de máscara será obrigatório e usuários poderão fazer apenas caminhadas ao ar livre. Frequentadores terão que medir temperatura na entrada. Portões...

Dom Odilo: ‘Acolher Jesus requer se comprometer com uma vida nova’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desde sábado, 4,...

Cardeal Pell: ‘A Igreja não é um negócio, mas isso não justifica ineficiência ou corrupção’

POR JOÃO FOUTO “Nós cremos que a graça opera por meio da natureza”....

Governo do Estado apresenta atualização do Plano São Paulo

Região de Campinas regride para restrição total de atividades não essenciais; ao todo, são dez áreas do estado na etapa vermelha

Cardeal Scherer: ‘A pandemia desperta a cultura do cuidado nos brasileiros’

Se de um lado a pandemia gera sofrimento das famílias, preocupação e medo pelos dados impressionantes, do outro desperta manifestações de solidariedade...

Newsletter