Pastoral do Menor da Região Sé realiza reunião com coordenadora nacional

Andréa Campos

Senhora Marilda dos Santos Lima esteve no encontro virtual de 5 de agosto

No dia 5, os coordenadores e missionários da Pastoral do Menor da Região Episcopal Sé tiveram uma reunião on-line com presença de Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé, com a participação da coordenadora nacional da Pastoral do Menor, Marilda dos Santos Lima, que também é pedagoga e educadora.

Marilda abordou o tema “A mística e a metodologia da Pastoral do Menor” e falou sobre o nascimento da Pastoral, impulsionado pela Palavra de Deus. Ela falou para os missionários sobre a necessidade de um agente de pastoral estar junto das pessoas e dar realmente as mãos.

Ao tratar a mística, Marilda lembrou que “a multidão cansada” precisa de pastores, precisa da solidariedade e é justamente o que uma pastoral deve fazer: colocar-se a serviço onde mais necessitam. Também destacou a importância de estar em oração e dos momentos de se recolher e reabastecer para a missão.

Passando para a metodologia, Marilda ressaltou que não é possível existir pastoral a partir de uma pessoa, mas somente quando houver partilha, quando os papéis se complementarem. “A Pastoral do Menor não é teórica, ela é prática. Temos uma metodologia participativa, pela construção do consenso. É a vontade construída em comunhão.”

A coordenadora nacional explicou a importância de fugir do improviso nas ações, considerando um “crime contra as crianças” agir dessa forma. Defendeu que para tudo é preciso que haja intencionalidade, um aprendizado para que todos os esforços pelas crianças, adolescentes e jovens possam ter o devido respeito e eficácia.

A reunião foi organizada pela coordenadora da Região Sé, Irmã Josefa Ferreira de Medeiros, e teve também a participação do Assessor da Pastoral, Padre Luiz Claudio Braga, do Coordenador da Pastoral do Menor do Regional Sul 1 da CNBB, Diácono Everton Pereira, e do Vice-coordenador da Pastoral na Região Sé, o senhor Robson Batista.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários