Confira nossa versão impressa

Pastoral do Menor da Região Sé realiza reunião com coordenadora nacional

Andréa Campos

Senhora Marilda dos Santos Lima esteve no encontro virtual de 5 de agosto

Pastoral do Menor da Região Sé realiza reunião com coordenadora nacional

No dia 5, os coordenadores e missionários da Pastoral do Menor da Região Episcopal Sé tiveram uma reunião on-line com presença de Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé, com a participação da coordenadora nacional da Pastoral do Menor, Marilda dos Santos Lima, que também é pedagoga e educadora.

Marilda abordou o tema “A mística e a metodologia da Pastoral do Menor” e falou sobre o nascimento da Pastoral, impulsionado pela Palavra de Deus. Ela falou para os missionários sobre a necessidade de um agente de pastoral estar junto das pessoas e dar realmente as mãos.

Ao tratar a mística, Marilda lembrou que “a multidão cansada” precisa de pastores, precisa da solidariedade e é justamente o que uma pastoral deve fazer: colocar-se a serviço onde mais necessitam. Também destacou a importância de estar em oração e dos momentos de se recolher e reabastecer para a missão.

Passando para a metodologia, Marilda ressaltou que não é possível existir pastoral a partir de uma pessoa, mas somente quando houver partilha, quando os papéis se complementarem. “A Pastoral do Menor não é teórica, ela é prática. Temos uma metodologia participativa, pela construção do consenso. É a vontade construída em comunhão.”

A coordenadora nacional explicou a importância de fugir do improviso nas ações, considerando um “crime contra as crianças” agir dessa forma. Defendeu que para tudo é preciso que haja intencionalidade, um aprendizado para que todos os esforços pelas crianças, adolescentes e jovens possam ter o devido respeito e eficácia.

A reunião foi organizada pela coordenadora da Região Sé, Irmã Josefa Ferreira de Medeiros, e teve também a participação do Assessor da Pastoral, Padre Luiz Claudio Braga, do Coordenador da Pastoral do Menor do Regional Sul 1 da CNBB, Diácono Everton Pereira, e do Vice-coordenador da Pastoral na Região Sé, o senhor Robson Batista.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Seminário Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo comemora dez anos de origem

Na última quarta-feira, 16, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo presidiu a missa pelos...

Cresce entre os católicos a prática da Leitura Orante da Bíblia

Nos últimos anos, muitos têm redescoberto uma das práticas mais antigas do Cristianismo, a Lectio Divina, método pelo qual a pessoa vive...

Estação de trem em São Paulo recebe lixo eletrônico

Projeto visa conscientizar sobre descarte correto. Os equipamentos recolhidos serão reciclados e depois serão doados para alunos de escolas públicas

Rede Eclesial Pan-Amazônica tem novo Secretário Executivo

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa on-line, realizada na segunda-feira, 14, em celebração pelos seis anos de criação da entidade

Semana Nacional de Trânsito foca a preservação de vidas

A meta é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de...

Newsletter