‘Que edifiquemos nossa vida sobre a rocha que é a Palavra de Deus’

‘Que edifiquemos nossa vida sobre a rocha que é a Palavra de Deus’
(Foto: Frederico Oliveira)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta quinta-feira, 25, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Dom Odilo ofereceu a Eucaristia pela Igreja no brasil e em São Paulo, “que vive esse tempo participando das angústias e sofrimentos do povo”. Também rezou pelos doentes, por aqueles que têm a preocupação com a saúde , mas também com o trabalho e com o sustento, “para que superemos essa pandemia e que também Deus nos dê a força orientação e a luz necessária que possamos desempenhar bem a nossa missão”.

ROCHA FIRME

Na homilia, o Cardeal refletiu sobre o Evangelho do dia (Mt 7,21-29), que narra a conclusão do sermão da montanha, no qual Jesus apresenta os ensinamentos que são considerados a base a pregação do Reino de Deus.  

Nesse trecho, Jesus ressalta que nem todo aquele que o invoca entrará no Reino dos Céus, mas, sim, aqueles que põem em prática a vontade do Pai. Ele também comparou quem ouve suas palavras e as põe em prática a quem constrói a casa sobre a rocha firme.  

“A casa é nossa vida, nossos projetos, nossa existência, que edificamos dia a dia, se é orientada pela Palavra, a verdade de Deus, têm sólido fundamento, não desmorona. Isso é para nós a certeza de estarmos construindo sobre o chão firme”, explicou o Arcebispo.

Jesus também ressalta que o oposto, quem ouve sua Palavra, mas não a coloca em prática, é como alguém que constrói a casa sobre a areia e é derrubada pelas tempestades e ventanias. “Ouvir e pôr em prática, levar a sério a Palavra de Deus. Se não fazemos isso, nós corremos o sério risco de estarmos trabalhando e edificando nossos projetos em vão”, reforçou o Cardeal.

A PALAVRA PERMANECE

Dom Odilo recordou, ainda, outro trecho bíblico no qual Jesus diz que passarão céus e terra mas sua palavra não passará. “Os projetos meramente humanos têm o seu tempo e passam, porém, o projeto de Deus não passa, sua Palavra é eterna. Construir e orientar a vida segundo esta Palavra é para nós motivo de certeza, de serenidade, de segurança sobre nossa vida e nossos projetos”, enfatizou.

O Cardeal também lembrou que esse trecho do Evangelho do dia costuma ser proclamado nas celebrações do Matrimônio, pois “é justamente quando os esposos casam, começam edificar uma vida a dois, em família”.

“Que Deus nos ajude a edificar a nossa vida pessoal, comunitária, social, da Igreja, das nossas comunidades paroquiais, movimentos, associações sobre a Palavra de Deus. Se são edificadas sobre vaidades humanas, isso não vai longe”, exortou o Cardeal, enfatizando que, nos trabalhos eclesiais, Jesus Cristo seja sempre colocado no centro, como base e referência, assim como na vida da sociedade, de um povo, de um país e da humanidade como um todo. “A Palavra de Deus é luz para todos os povos”, concluiu.

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Sínodo ajuda a identificar oportunidades para a ação missionária na Arquidiocese

O terceiro e último dia do Simpósio Missionário realizado pelo Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição, contou com a...

Padres compartilham com seminaristas experiências missionárias no Norte do Brasil

POR JOÃO FOUTO Atividade deu continuidade ao Simpósio Missionário realizado pelo Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição

São João Batista é festejado em 3 paróquias

Na Paróquia São João Batista, na Vila Ipojuca, a missa das 10h foi presidida pelo Padre Fabiano de Souza Pereira, Pároco, concelebrada...

Dom Odilo: ‘Acolher Jesus requer se comprometer com uma vida nova’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desde sábado, 4,...

Centros esportivos serão reabertos na capital a partir do dia 5

Uso de máscara será obrigatório e usuários poderão fazer apenas caminhadas ao ar livre. Frequentadores terão que medir temperatura na entrada. Portões...

Newsletter