Confira nossa versão impressa

‘Que edifiquemos nossa vida sobre a rocha que é a Palavra de Deus’

‘Que edifiquemos nossa vida sobre a rocha que é a Palavra de Deus’
(Foto: Frederico Oliveira)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta quinta-feira, 25, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Dom Odilo ofereceu a Eucaristia pela Igreja no brasil e em São Paulo, “que vive esse tempo participando das angústias e sofrimentos do povo”. Também rezou pelos doentes, por aqueles que têm a preocupação com a saúde , mas também com o trabalho e com o sustento, “para que superemos essa pandemia e que também Deus nos dê a força orientação e a luz necessária que possamos desempenhar bem a nossa missão”.

ROCHA FIRME

Na homilia, o Cardeal refletiu sobre o Evangelho do dia (Mt 7,21-29), que narra a conclusão do sermão da montanha, no qual Jesus apresenta os ensinamentos que são considerados a base a pregação do Reino de Deus.  

Nesse trecho, Jesus ressalta que nem todo aquele que o invoca entrará no Reino dos Céus, mas, sim, aqueles que põem em prática a vontade do Pai. Ele também comparou quem ouve suas palavras e as põe em prática a quem constrói a casa sobre a rocha firme.  

“A casa é nossa vida, nossos projetos, nossa existência, que edificamos dia a dia, se é orientada pela Palavra, a verdade de Deus, têm sólido fundamento, não desmorona. Isso é para nós a certeza de estarmos construindo sobre o chão firme”, explicou o Arcebispo.

Jesus também ressalta que o oposto, quem ouve sua Palavra, mas não a coloca em prática, é como alguém que constrói a casa sobre a areia e é derrubada pelas tempestades e ventanias. “Ouvir e pôr em prática, levar a sério a Palavra de Deus. Se não fazemos isso, nós corremos o sério risco de estarmos trabalhando e edificando nossos projetos em vão”, reforçou o Cardeal.

A PALAVRA PERMANECE

Dom Odilo recordou, ainda, outro trecho bíblico no qual Jesus diz que passarão céus e terra mas sua palavra não passará. “Os projetos meramente humanos têm o seu tempo e passam, porém, o projeto de Deus não passa, sua Palavra é eterna. Construir e orientar a vida segundo esta Palavra é para nós motivo de certeza, de serenidade, de segurança sobre nossa vida e nossos projetos”, enfatizou.

O Cardeal também lembrou que esse trecho do Evangelho do dia costuma ser proclamado nas celebrações do Matrimônio, pois “é justamente quando os esposos casam, começam edificar uma vida a dois, em família”.

“Que Deus nos ajude a edificar a nossa vida pessoal, comunitária, social, da Igreja, das nossas comunidades paroquiais, movimentos, associações sobre a Palavra de Deus. Se são edificadas sobre vaidades humanas, isso não vai longe”, exortou o Cardeal, enfatizando que, nos trabalhos eclesiais, Jesus Cristo seja sempre colocado no centro, como base e referência, assim como na vida da sociedade, de um povo, de um país e da humanidade como um todo. “A Palavra de Deus é luz para todos os povos”, concluiu.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

‘Que sejamos pedras vivas na edificação da Igreja’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa nesta terça-feira, 20, na capela...

Aos 85 anos, morre o Padre Daniel Francis McLaughlin

Sacerdote norte-americano era missionário no Brasil desde 1981, e atuou em paróquias das zonas Leste e Noroeste da cidade de São Paulo

CoronaVac é a vacina em teste mais segura contra covid-19

A informação foi dada hoje pelo diretor do Instituto Butantan O diretor do Instituto...

Vândalos colocam fogo em igrejas em Santiago, no Chile

“A violência é má, e quem semeia violência consegue destruição, dor e morte. Nunca justifiquemos nenhuma violência”, afirmou o Arcebispo de Santiago,...

Número de mortes violentas aumenta 7,1% no 1º semestre, diz anuário

O maior crescimento desse tipo de crime ocorreu no Ceará No primeiro semestre deste...

Newsletter