(Página em atualização)
Proclamado pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2020, o Ano de São José convida os católicos de todo mundo a destacarem a figura do esposo da Virgem Maria, pai adotivo de Jesus, e patrono universal da Igreja Católica.
Na mesma ocasião, o Santo Padre publicou a carta apostólica Patris corde (Com coração de Pai), para comemorar os 150 anos da declaração de São José como padroeiro da Igreja Católica. Nessa carta, o Pontífice oferece diversas indicações para celebrar este ano especial que se estende até o próximo dia 8 de dezembro.
Na Arquidiocese de São Paulo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, apresentou uma série de iniciativas para serem realizadas pelas paróquias, comunidades e organizações eclesiais.
Dom Odilo anunciou, ainda, que, até 8 de dezembro de 2021, todas as igrejas, oratórios públicos e semi-públicos dedicados a São José na Arquidiocese de São Paulo são reconhecidos como “Igrejas de peregrinação do Ano de São José”, onde se poderá obter indulgência plenária.
“Acolhamos com alegria e fé esta preciosa oportunidade que o Papa Francisco oferece a toda a Igreja para a sua renovação espiritual e o aprofundamento da fé”, exortou o Cardeal, em carta enviada a todo o povo da Arquidiocese.
ACESSE:
Carta Apostólica do Papa Francisco Patris corde
Carta do Cardeal Odilo Scherer sobre o Ano de São José na Arquidiocese de São Paulo
Decreto da Penitenciaria Apostólica sobre a concessão de indulgências no Ano de São José