‘São Bento fez um grande bem para o caminho da vida cristã’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã deste sábado, 11, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Neste dia, a Igreja celebra a memória de São Bento, abade que nasceu em Núrcia, na Úmbria (Itália), por volta do ano 480. Estudou em Roma, começou a praticar vida eremítica em Subiaco, onde reuniu um grupo de discípulos, indo mais tarde para Montecassino. Aí Fundou um célebre mosteiro e escreveu a Regra que, difundida em muitos países, lhe valeu o título de patriarcado monaquismo do Ocidente. Morreu a 21 de março de 547. Contudo, desde o fim do século VI, sua memória começou a ser celebrada em muitas regiões nesta data.

“Queremos recordar o grande bem que São Bento fez no seu tempo e continua a fazer por meio da Ordem de São Bento, do caminho de vida cristã, mística e espiritualidade ao longo do tempo”, afirmou Dom Odilo, o início da missa, pedindo orações por todos os monges, para que continuem com sua missão na Igreja.

‘NÃO TENHAIS MEDO’

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre a primeira leitura (Is 6,1-8), que narra a vocação do profeta Isaías, chamado por Deus por meio de uma visão do templo cheio de sua glória e os anjos a cantar um grande hino que expressa a grandeza e a santidade de Deus.

No Evangelho (Mt 10,24-33), Jesus afirma que “o discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor” e exorta: “Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

Ao comentar este trecho, Dom Odilo chamou a atenção para a providência divina da qual muitos santos viveram e fundaram grande obras, como foi o caso de São Bento. “Deus quer que sejamos participantes dessa prodigalidade de Deus que quer distribuir os seus bens para que todos possam viver dignamente”, afirmou.

DAR TESTEMUNHO

O Arcebispo também chamou a atenção para as seguintes palavras de Jesus: “Todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”.

“Quem dá testemunho de Jesus diante do mundo, ajuda os outros a conhecê-lo.

São ensinamentos que devemos preservar a valorizar porque são eternos”, ressaltou o Cardeal.

RÁDIO 9 DE JULHO

Na conclusão da missa, o Cardeal Scherer falou sobre a campanha realizada pela rádio 9 de Julho para a automatização do transmissor e do gerador de energia elétrica, para que a emissora possa funcionar durante toda a noite e a madrugada sem interrupções. Também é preciso trocar o ar-condicionado da sala do transmissor, para evitar que haja superaquecimento.

Até o momento, a campanha já alcançou 7% da meta de R$ 50 mil que precisam ser arrecadados. “Apelamos à generosidade de quem puder ajudar a nossa rádio”, enfatizou Dom Odilo.

Para saber mais sobre como doar, ligue para (11) 3932-5593 ou acesse: http://www.radio9dejulho.com.br/doacao.

LEIA TAMBÉM:

São Bento: mestre da oração e pai da vida monástica no Ocidente

Livro sobre a Medalha de São Bento será lançado em São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários