Confira nossa versão impressa

Dom Odilo: ‘Até onde vão o nosso temor de Deus e a nossa fidelidade?’

Dom Odilo: ‘Até onde vão o nosso temor de Deus e a nossa fidelidade?’

Na missa desta segunda-feira, 28, celebrada na capela de sua residência, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, refletiu sobre história bíblica de Jó.

Na Eucaristia, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese, Dom Odilo também rezou na intenção de Dom Ângelo Ademir Mezzari, Bispo Auxiliar de São Paulo e que tomará posse nesse ofício no próximo domingo, 4, às 11h, na Catedral da Sé.

FIEL NA PROVAÇÃO

A liturgia deste dia inicia a leitura do Livro de Jó, que, como explicou o Cardeal Scherer, na homilia, é considerado um texto bíblico de sabedoria, com o objetivo de ensinar uma lição: a tentação do demônio e a resistência a ela por meio da fidelidade a Deus.

Jó é apresentado como um homem rico, temente a Deus e que pratica boas obras. Na história, Satanás desafia Deus, alegando que Jó trilha o caminho do bem porque não tem tribulações em sua vida. Por isso, pede permissão para tentar a Jó para verificar até onde vai a sua fidelidade.

Assim, o personagem perde, aos poucos, tudo o que tinha de importante em sua vida, familiares, bens, até ficar sem nada. Mesmo assim, Jó resiste e permanece fiel a Deus. Ao invés de reclamar, ele afirma: “Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor!”

CONFIANÇA

“Essa foi uma atitude de fé de quem ainda continua a crer, apesar de tantos golpes, Jó não desiste de sua fidelidade”, ressaltou o Dom Odilo.

O Arcebispo enfatizou, ainda, que essa questão sobre a fidelidade a Deus em meio às provações é colocada para todos os cristãos.

“Afinal, confiamos em Deus porque temos vantagem nisso e se temos algum problema, colocamo-nos a reclamar com o Senhor, a duvidar da fé, a deixar de rezar e não ir mais à Igreja? Até onde vão o nosso temor de Deus e a nossa fidelidade a Ele?”, indagou Dom Odilo, recordando que a Sagrada Escritura que aqueles que são de Deus são provados no sofrimento.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Missionários Claretianos comemoram 125 anos de presença no Brasil

Uma missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na Paróquia Imaculado Coração de...

Prefeitura pede que no Dia de Finados cerimônias religiosas em cemitérios ocorram em espaços abertos

Em nota divulgada à imprensa na tarde da segunda-feira, 26, a Prefeitura de São Paulo recomendou que...

‘Acolhamos com fé a semente e o fermento do Reino de Deus’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 27, na capela...

Conheça os novos cardeais do Papa Francisco

Entre eles estão os arcebispos de Washington (EUA) e de Santiago do Chile Três...

Capela São Camilo de Lellis é a presença da Igreja no Hospital do Mandaqui

O templo localizado no hospital da zona Norte de São Paulo é o último retratado na série especial de reportagens do O...

Newsletter