Dom Ângelo, nomeado Arcebispo de Vitória (ES): ‘Quero ser mais um bom operário nesta messe do Senhor’

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Após quatro anos como Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, foi nomeado pelo Papa Francisco, em 30 de dezembro, para uma nova missão: ele será Arcebispo da Arquidiocese de Vitória (ES), no Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

A posse está marcada para 22 de fevereiro, às 9h, na Catedral Metropolitana de Vitória. Dom Ângelo sucederá a Dom Dario Campos, OFM, que desde 2019 estava à frente desta Igreja particular, que foi criada como diocese em novembro de 1895, e elevada a arquidiocese em 1958 pelo Papa Pio XII. 

“Devo dizer que recebi com trepidação este chamado e missão, ciente das minhas fragilidades e limitações, mas de coração aberto ao misterioso plano de Deus. Sustentado pela sua graça e obediente ao mandato da Igreja, dei o meu assentimento, acolhendo com humildade e confiança na Providência Divina, o chamado do Santo Padre, para amar e servir generosamente o rebanho que me confiou. Assim sendo, desde já quero ser mais um bom operário nesta messe do Senhor, um Bom Pastor segundo o Coração de Jesus, cheio de compaixão e misericórdia, iluminado e conduzido pela força do Espírito Santo, e sob a proteção materna de Nossa Senhora da Vitória, a querida padroeira da Arquidiocese, a quem peço proteção”, escreveu em mensagem à Arquidiocese de Vitória. 

Ainda no dia 30, o Arcebispo eleito foi saudado pela presidência da CNBB: “Desejamos que este novo momento de seu ministério como pastor seja sinal de esperança e de anúncio dos valores do Evangelho”. 

GRATIDÃO À ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO 

Dom Ângelo foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo pelo Papa Francisco em 8 de julho de 2020 e recebeu a ordenação episcopal, pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, em 19 de setembro daquele ano no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara (SC), sendo designado pelo Arcebispo Metropo-litano de São Paulo como Vigário Episcopal para a Região Ipiranga.

“Minha gratidão vai à Arquidiocese de São Paulo, onde fui Bispo Auxiliar por quatro anos, e tive a graça de cola-borar com o seu Arcebispo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, que me acolheu e me sustentou na vida e no ministério, e aos demais irmãos bispos auxiliares, pois vivemos verda-deiramente um clima de profunda amizade e fraternidade episcopal, a serviço desta Igreja na grande metrópole paulistana”, escreveu Dom Ângelo. 

Em entrevista à rádio 9 de Julho, Dom Ângelo recordou que chegou à Arquidiocese de São Paulo em meio à pandemia de COVID-19, mas que pôde viver momentos de grande satisfação, como o Ano Vocacional do Brasil, em 2023: “Eu amo a Arquidiocese de São Paulo, vivi e trabalhei aqui muitos anos. Eu me sinto em casa com o povo, o clero e os irmãos bispos”.

Em mensagem a Dom Ângelo, o Cardeal Scherer rogou a Deus que “o cubra de bênçãos e lhe conceda a graça de realizar seu ministério com muitos frutos na Arquidiocese de Vitória. Agradeço o precioso serviço episcopal que prestou aqui, como Bispo Auxiliar de São Paulo durante mais de quatro anos. Vamos sentir sua ausência. Mas Vitória vai alegrar-se com seu pastoreio”.

BIOGRAFIA E TRAJETÓRIA

Nascido em 2 de abril de 1957, em Sanga do Engenho, Nova Veneza, atualmente Forquilhinha (SC), Dom Ângelo ingressou, aos 11 anos, no Seminário Rogacionista Pio XII, em Criciúma (SC), onde cursou o ensino fundamental e médio. Fez noviciado canônico em Bauru (SP), em 1980, e a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1981. Professou os votos perpétuos na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus (RCJ), em janeiro de 1984, em Criciúma (SC). Estudou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo (SP), e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista.

Após ser ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1984, em Forquilhinha (SC), cursou Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Paraná, entre 1986 e 1989. Em 2003, já em São Paulo, completou o mestrado em Teologia Dogmática. Na Congregação Rogacionista, foi Superior Provincial, entre 2002 e 2010, e Superior geral, de 2010 a 2016, em Roma. Bispo Auxiliar de São Paulo a partir de 2020, ele foi eleito como Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, em abril de 2023, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB.

(Com informações da CNBB e da Arquidiocese de Vitória) 

Deixe um comentário