Confira nossa versão impressa

‘Enquanto esperamos a vinda do Senhor, devemos nos ocupar com a nossa missão neste mundo’

‘Enquanto esperamos a vinda do Senhor, devemos nos ocupar com a nossa missão neste mundo’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta terça-feira, 25, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, a Igreja celebra a memória de São Luís, rei da França. Nascido em 1214, ele subiu ao trono francês aos 22 anos. Casou-se e teve onze filhos. Distinguiu-se pelo seu espírito de penitência e oração e pelo seu amor aos pobres. Na administração do reino foi notável o seu zelo pela paz entre os povos, e mostrou-se tão diligente na promoção material dos seus súditos como na sua promoção espiritual. Morreu em 1270, servindo os doentes em uma pandemia.

“São Luís é um exemplo para o nosso tempo, de quem se dedicou profundamente ao seu povo e entregando sua vida. Que seja um exemplo para aqueles que governam nos nossos dias”, afirmou Dom Odilo.

Neste mesmo dia, também, recorda-se a memória de São José de Calazans, sacerdote espanhol muito ativo no século XVI. Dedicou-se à educação, fundando uma congregação religiosa (Escolas Pias).

PERIGO DA HIPOCRISIA

Na homilia, o Cardeal meditou sobre o trecho do Evangelho do dia (Mt 23,23-26), no qual Jesus acusa os fariseus e escribas de hipocrisia por estarem apegados a algumas regras e esquecem do que é mais importante.

“Esse é sempre um risco. Naturalmente, o que é mais importante está relacionado com aquilo que é o centro da nossa fé, ou seja, o primeiro e o segundo mandamentos: o amor a Deus e o amor ao próximo”, destacou o Cardeal, alertando para o perigo de viver uma prática da religião de forma exterior e não verdadeira.

VINDA DO SENHOR

Já na primeira leitura, São Paulo se dirige à comunidade de Tessalônica a respeito da compressão sobre a segunda vinda de Jesus Cristo. “No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo”, alertou o Apóstolo.

Dom Odilo salientou que esse problema ainda é atual. “Em todas as épocas, surgiram pessoas que anunciavam o fim do mundo e a volta imediata de Jesus. Verdade, o Senhor está voltando todos os dias, para nos chamar para junto dele. Mas essa é a nossa morte, nossa ida ao seu encontro. Agora, esses anúncios do seu retorno imediato vão contra o Evangelho, porque o próprio Jesus respondeu que só o Pai é quem sabe o dia e a hora, mas exortou que todos estivessem preparados para o encontro do Senhor a qualquer momento”, explicou.

“Enquanto esperamos a vinda do Senhor, devemos nos ocupar neste mundo com as nossas tarefas, com as nossas missões, com aquilo que Deus nos encarrega na nossa vida pessoal, social, familiar, para construir um mundo segundo o Reino de Deus”, completou o Arcebispo.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Dom Odilo: A Igreja Católica é apostólica, está assentada no testemunho dos Apóstolos

Afirmou o Arcebispo de São Paulo na mais recente edição programa ‘Diálogos de Fé’

Dom Magnus Henrique, Bispo de Salgueiro (PE), está recuperado da Covid-19

O Bispo da Diocese de Salgueiro (PE), Dom Magnus Henrique Lopes, está recuperado da Covid-19. O prelado...

Como ler a Bíblia?

Muitos católicos têm contato com os textos da Bíblia apenas durante as celebrações da Missa. A Igreja Católica indica a seus fiéis...

Farmácia Vaticana investe em tecnologia para o atendimento da população

Inaugurada 1894, local esteve em reforma desde 2017 e foi reinaugurado no início do mês de agosto

Congregação para a Doutrina da Fé condena todas as formas de eutanásia e de suicídio assistido

“Samaritanus bonus”, a carta da Congregação para a Doutrina da Fé aprovada pelo Papa, reitera a condenação a todas as formas de...

Newsletter