Confira nossa versão impressa

‘Que Deus nos dê a graça de viver constantemente a amizade com Cristo’

‘Que Deus nos dê a graça de viver constantemente a amizade com Cristo’
Reprodução da internet

Na missa desta sexta-feira, 15, na capela de sua residência, o Cardeal Odilo Pedro Scherer ressaltou que a vida cristã consiste no cultivo de uma profunda relação de amizade com Jesus.

Como tem acontecido todas as manhãs desde o início das medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19, a Eucaristia presidida pelo Arcebispo de São Paulo foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

CONCÍLIO APOSTÓLICO

A primeira leitura (At 15,22-31) narra a conclusão do chamado concílio apostólico, em Jerusalém, no qual é decidido que os cristãos não precisam voltar a  seguir as práticas da lei de Moisés para se dedicarem a seguir o novo caminho de Cristo.

“Aí, fica muito claro que o Cristianismo representa uma nova expressão da fé e não simplesmente a continuidade da fé traduzida por meio das práticas da lei de Moisés”, afirmou o Cardeal, ressaltando que a novidade do Cristianismo é que, em Jesus, se cumpriram as promessas Deus aos profetas, patriarcas ao longo do Antigo Testamento. “Jesus é o enviado de Deus, o salvador que realiza aquilo que sempre foi a esperança do povo de Deus”, completou.

‘COMO EU VOS AMEI’

O trecho do Evangelho do dia (Jo 15,12-17) reforça novamente o mandamento do amor, tratado nos dias anteriores. “É como o testamento de Jesus. O mandamento o novo”, enfatizou Dom Odilo, recordando que, no Antigo Testamento, já havia o mandamento para amar ao próximo como a si mesmo. Cristo, no entanto, pede para que seus seguidores amem como ele os ama. “Jesus nos ama até o ponto de dar a vida por nós”, sublinhou.

Jesus novamente chama os discípulos de amigos. “Antes de serem mensageiros, os discípulos de Jesus são seus amigos, são aqueles que compartilham a vida”, reforçou o Arcebispo, chamando a atenção para a necessidade de cultivar a amizade com Cristo por meio da oração, do encontro com o Senhor nos sacramentos, que “são as expressões de cultivo dessa união com Cristo”.

Dom Odilo observou, ainda, que Jesus destaca que seus amigos ouvem a sua palavra, observam seus mandamentos.  “A nossa vida cristã está muito relacionada com essa dimensão da nossa relação pessoal com Cristo”, afirmou, reiterando que a fé cristã não é uma ideia ou um sentimento vago, é uma relação de amizade com uma pessoa, Jesus Cristo e, por meio dele, com Deus Pai e o Espírito Santo.

“Peçamos, portanto, a Deus que nos dê a graça de viver isso profundamente no dia a dia por meio do constante cultivo desta amizade”, concluiu o Cardeal.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Em cada árvore, muitas vidas beneficiadas

Crescem em São Paulo as ações da população para o plantio de árvores. Prefeitura lançará Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) no...

Seminário Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo comemora dez anos de origem

Na última quarta-feira, 16, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo presidiu a missa pelos...

Cresce entre os católicos a prática da Leitura Orante da Bíblia

Nos últimos anos, muitos têm redescoberto uma das práticas mais antigas do Cristianismo, a Lectio Divina, método pelo qual a pessoa vive...

Estação de trem em São Paulo recebe lixo eletrônico

Projeto visa conscientizar sobre descarte correto. Os equipamentos recolhidos serão reciclados e depois serão doados para alunos de escolas públicas

Rede Eclesial Pan-Amazônica tem novo Secretário Executivo

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa on-line, realizada na segunda-feira, 14, em celebração pelos seis anos de criação da entidade

Newsletter