Descobrir estilos de vida simples após a pandemia

A atual pandemia nos forçou a adotar estilos de vida mais amigáveis para com o meio ambiente, disse o Papa Francisco na mensagem para a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, comemorado em 1° de setembro. “A crise, de certa forma, nos deu a possibilidade de desenvolver novos modos de viver”, escreveu.

“Foi possível constatar como a Terra consegue se recuperar se a permitimos repousar: o ar ficou mais limpo, as águas mais transparentes, as espécies animais voltaram a muitos lugares dos quais haviam desaparecido”, observou.

Ele acrescentou que “a pandemia nos coloca em uma encruzilhada”, dando dois caminhos possíveis: o da mudança e o da manutenção das coisas como estavam. “Temos que desfrutar deste momento decisivo, para pôr um fim a atividades e finalidades supérfluas e destrutivas, e cultivar valores, ligações e projetos geradores.”

Isso só é possível mudando atitudes, como o consumo de energia, produtos, transporte e alimentação. “Temos que tirar das nossas economias aspectos não essenciais e nocivos, e dar vida a modalidades frutíferas de comércio, produção e transporte de bens”, insistiu o Santo Padre.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários