ChatGPT, The GPTTimes, GTP-3, MidJourney, Synthesia e Canva são algumas das ferramentas que podem ajudar na edição de vídeos, textos e na comunicação eclesial
Por Elias Rodrigues e Benigno Naveira
A Inteligência Artificial (IA) é um termo bastante abrangente na ciência da computação, que ganha mais sentido e significado quando levado a contextos culturais e sociais, podendo ser definido como uma tecnologia, ferramenta ou até um campo de estudo.
Esta nova tecnologia pode ser definida como ramo da ciência da computação que se ocupa da automação do comportamento inteligente, por meio de um conjunto de sistemas que imitam a inteligência humana com o objetivo de executar tarefas, aprimorando-se frequentemente a partir das informações coletadas.
Dimensões de pesquisa sobre o conceito da Inteligência Artificial
De forma geral, os estudos da área de Inteligência Artificial se dividem nestas dimensões: as IAs que pensam como seres humanos; as que se comportam como indivíduos; e as que pensam e atuam racionalmente como pessoas.
A Inteligência Artificial que pensa como seres humanos busca igualar o processo de pensamento e raciocínio, com vistas a ser fiel ao desempenho humano.
As IAs que atuam como indivíduos são um modo de criação no qual máquinas executam funções humanas. O objetivo é imitar o comportamento e ação das pessoas.
No sistema que pensam, a IA estuda as faculdades mentais a partir do uso de modelos computacionais. A experiência é igual ao pensamento e raciocínio humano. A pesquisa é concentrada na racionalidade.
No grupo dos que atuam, a IA estuda o projeto de agentes inteligentes com o objetivo de comparar o comportamento dos seres humanos.
Essa tecnologia passou a se tornar mais próxima das pessoas com o sur- gimento de assistentes virtuais como a Alexa, Siri e Google Assistente.
O elemento humano presente na IA
A jornalista e pesquisadora Irmã Joana Puntel lembra que a evolução tecnológica ocorre de modo muito rápido e a atenção para o correto uso da IA é indispensável.
“A IA precisa estar a serviço da vida humana, como na Medicina, que é louvável. Mas estamos lidando com plataformas, e estamos nos assustando com as ofertas não somente de texto, mas de imagem e áudio”, comentou.
No ChatGPT, por exemplo, as respostas funcionam seguindo um algoritmo de compreensão automático que consente gerar respostas às perguntas, baseado sobre dados nos quais foi habilitado, não tendo consciência de avaliar se a resposta será usada para o bem ou para o mal.
O professor e pesquisador Moisés Sbardelotto explica que discutir a relação do ser humano com essa tecnologia é pensar na integridade do ser humano e do próprio planeta.
Para Sbardelotto, não se trata apenas de refletir no âmbito da fé ou negar a própria tecnologia, mas olhar para estas transformações com ética humana de vida e sobre qualquer forma de vida na terra.
“A Igreja está resguardando esse aspecto ético de que o desenvolvimento tecnológico é importante, é reflexo da grandeza divina, mas tem que seguir esse desígnio, portanto, de bondade e amor em relação à humanidade”, conclui o professor.
Ferramentas úteis para a comunicação eclesial
Existem ferramentas da IA que podem ser muito úteis para as pastorais, seja com vistas à comunicação interna, seja para a evangelização. Conheça algumas delas:
*ChatGPT: É a ferramenta mais famosa e pode ser utilizada de diversas formas na hora de criar e editar os conteúdos. Existem duas versões para os usuários, gratuita ou paga. Possui também a otimização das estratégias de SEO, como na busca de palavras-chave relevantes, criação de legendas para vídeos, geração e otimização de títulos atrativos, encontro de fontes de referências e ideias e criação de resumos que podem auxiliar no entendimento de um assunto. Para acessar a ferramenta, busque pelo site oficial do ChatGPT, faça o cadastro, crie a sua conta e informe o código da plataforma que o sistema lhe enviará.
*The GPTTimes: Também conhecida como GTP-3, é uma plataforma gratuita e fácil de usar. O sistema tem como base entradas de tweets postados, e é por meio deles que desenvolve artigos e imagens que podem ser usadas no marketing de conteúdo. Trata-se de uma opção para abordar assuntos do momento que estão no X (antigo Twitter) do post publicado que seja relacionado a seu perfil nessa rede social. Para usá-lo, crie uma conta na OpenAI e solicite o acesso à API do GTP-3. Você receberá um ID de cliente e uma chave de API que serão necessárias para acessar a plataforma. Depois, instale o módulo requests.
Midjourney: É uma ferramenta paga – US$ 10, equivalente R$ 52,00 – por mês para escrita rápida e criação de imagens que podem ser incluídos em posts em diversos canais digitais. O primeiro passo é entrar na página Midjourney. Use uma conta do Discord para o login, em seguida entre em um canal para criação de imagem na própria plataforma, digite o comando para geração da imagem e escolha a imagem e aumente a resolução.
Synthesia: É uma plataforma gratuita que cria vídeos em poucos minutos. Com a possibilidade de desenvolver vídeos em até 120 idiomas. Ela disponibiliza alternativas acessíveis para a elaboração de vídeos tradicionais, e dispõe de aplicativo baseado na web. Os avatares Synthesia fazem os vídeos. Há mais de 100 tipos. Fazem, ainda, um avatar exclusivo.
Descript, Runway ou Kapwing: Podem ser usados gratuitamente para criar vídeos. O Descript é melhor para editar vídeos, enquanto o Runway é ideal para experimentar com IA generativa e o Kapwing é ótimo para gerar vídeos a partir de qualquer tipo de conteúdo.
Canva: Possui a versão gratuita ou paga. Essa tecnologia facilita a parte de design por várias funcionalidades. O aplicativo tem a opção de criar imagem com inteligência artificial. Basta o usuário incluir um texto sobre a imagem que deseja. Existem modelos disponíveis para os clientes, mas há a possibilidade de fazer upload da própria imagem e editar.
* Elias Rodrigues é jornalista e membro da Pastoral da Comunicação da Região Sé.
* Benigno Naveira é jornalista, repórter e membro da Pastoral da Comunicação da Região Lapa.