“Arte Sacra Através dos Séculos” em exposição no MAS-SP

Amostra marca a reabertura do Museu de Arte de Sacra de São Paulo

Escultura “Jesus Crucificado” do século XVIII / Museu de Arte Sacra de São Paulo

Após sete meses fechado ao público devido a pandemia da Covid-19 o Museu de Arte Sacra de São Paulo reabre as suas portas com uma nova exposição de longa-duração intitulada “Arte Sacra Através dos Séculos”, que conta com a inserção de peças da “Via Crucis” de Victor Brecheret. O conjunto feito em terracota entre os anos de 1942 e 1946 compõe as 14 estações que descrevem os últimos momentos da vida de Jesus. No mesmo espaço o visitante pode contemplar outras obras com temática sacra feitas por artistas modernistas brasileiros como Anita Malfatti e Aldo Bonadei.

O Museu de Arte de São Paulo possui um rico acervo de peças do patrimônio artístico e histórico-cultural religioso brasileiro e mundial, que permite compreender a dinâmica social e cultural que marcou o desenvolvimento da religiosidade e da identidade paulista e brasileira.

A fundação da cidade de São Paulo, pelos membros da Companhia de Jesus, deu início a um processo de evangelização da Igreja católica no planalto de Piratininga, que foi sendo enriquecido, ao longo dos anos, com a contribuição de outras ordens religiosas, bem como de indígenas, africanos, imigrantes. Diferentes artistas materializaram a fé, buscando garantir a evangelização cristã e o diálogo com outras culturas.

A exposição “Arte Sacra Através dos Séculos” tem como objetivo favorecer o entendimento da produção artística brasileira, entre os séculos XVI e XX, de forma a criar um percurso expositivo, que enriqueça a experiência pessoal do visitante na sua leitura sobre a arte sacra. A proposta foi recuperar a memória da cultura religiosa por meio de uma narrativa que favoreça  o entendimento da experiência da fé, da devoção e das práticas litúrgicas.

A preservação, valorização e salvaguarda do patrimônio de arte sacra é importante e deve ser uma atividade permanente. O passado é responsável pela construção do sentido de pertença de uma comunidade e responsável por reforçar os vínculos de identidade coletiva. Manter uma viva relação entre o patrimônio e a comunidade é determinante, porque a “memória é sempre vivida”.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De terça a Domingo das 9h às 17h – Com acesso permitido até às 16h30.
O acesso prioritariamente será feito mediante compra antecipada de ingresso com horário reservado para entrada.

VALORES
Inteira – 
R$ 6,00
Meia entrada – R$ 3,00 
Gratuito aos Sábados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários