A Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor

Reprodução da Internet

No Oriente, em meados do século VI, esta festa era celebrada em 25 de março; depois, também em Roma, a partir do século VII. Por ser uma festa, que diz respeito ao Senhor Jesus e à sua entrada na história, a nova disposição litúrgica preferiu comemorá-la com o título de “Anunciação do Senhor”, para diferenciá-la da festa popular da Anunciação de Maria.

A solenidade da “Anunciação do Senhor” é uma festa natalina, embora não seja celebrada na época de Natal, porque aconteceu nove meses antes do Nascimento de Jesus, com a sua encarnação no seio da Virgem Maria.

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, que se chamava José, da casa de Davi. O nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Ela ficou perturbada com estas palavras e pôs-se a pensar o que significaria tal saudação. Então o anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço o homem”? Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer de ti será santo e se chamará Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice; ela, que é chamada estéril, já está no sexto mês, pois, para Deus nada é impossível”. Então Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra!”. E o anjo afastou-se dela. Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas para a região montanhosa, a uma cidade de Judá” (Lc 1,26-39).

Deus entra pela porta dos fundos

A festa da Anunciação recorda a encarnação do Senhor seio de Maria, que dá início a uma nova história. É interessante notar que Deus não envia o anjo a Jerusalém, ao Templo, mas à Galileia, uma região desprezada, por ser refúgio de pagãos descrentes; Ele o envia a Nazaré, uma cidade nunca mencionada no Antigo Testamento.

Perplexidade de Maria

Com a anunciação, Maria reflete, dialoga consigo mesma e com o anjo; por isso, pergunta qual o significado e como tudo aquilo iria acontecer. Maria não entra em pânico e não se deixa levar pela emoção. Pelo contrário, demonstra ser uma mulher corajosa, que, diante de uma coisa inédita, mantém a prudência. Assim, à luz de Deus, ela avalia tudo e decide.

Ação do Espírito Santo

O Espírito reveste a vida de Maria, tornando-a idônea para a sua missão: Ele o fez na Anunciação e no Cenáculo. Logo, Maria se reveste do Espírito, graças ao qual e em quem tudo se torna possível.

“Eis-me aqui” de Maria

O “Fiat” de Maria transforma a humilde casa da “sua” vida em Casa de Deus, tornando-se Tabernáculo do Santíssimo Jesus. Era suficiente um simples “Eis-me aqui”, apenas um sinal de disponibilidade para confiar na ação do Espírito. Desta forma, Deus entrou na história, aceitando tornar-se história na vida de todos os que disseram e continuarão a dizer seu “Eis-me aqui”!

Atitudes de Maria

A primeira atitude de Maria foi acreditar, confiar e entregar-se a Deus, na certeza de que nada é impossível para Ele. Deus não teme o período da perplexidade, reflexão, compreensão. Deus não obriga a liberdade, mas educa à liberdade, para que cada um possa dizer seu “Eis-me aqui”.

A sua segunda atitude foi a de aceitar participar do tempo de Deus e dos seus ritmos. Os tempos de Deus requerem tempo, descer em profundidade. Deus pede um “sim” mas também para entrar no seu “ritmo” e no seu “tempo”: um tempo que não é, simplesmente, deixar passar as horas, mas o tempo de Deus, ou seja, um tempo oportuno e total, um tempo de oportunidades e de graça.

Fonte: Vatican News

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