Hoje a Igreja celebra Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja

Reprodução da Internet

Atanásio foi Bispo de Alexandria, no Egito, por 46 anos. Durante o Concílio de Niceia, foi a única voz da ortodoxia a se levantar contra o Arianismo desenfreado, que negava o dogma da Santíssima Trindade. Não era teólogo, mas, teve como mestre Santo Antônio abade. Santo Atanásio faleceu no ano 373.  

Nascido no Egito, Atanásio foi diácono ao lado do bispo S. Alexandre, a quem acompanhou ao Concílio de Nicéia (325), no qual foi reafirmada a divindade de Cristo. Depois das perseguições, a igreja de Alexandria tivera uma ativíssima vida intelectual, mas não sem desvios perigosos. Ario, logo seguido de grande número de bispos e princípes, ensinava que Jesus Cristo não era verdadeiro filho de Deus, mas simples criatura, em certo sentido divina. Anulava assim nossa divinização em Cristo.

Atanásio, feito bispo de Alexandria em 328,foi o principal e incansável defensor da doutrina transmitida pelos Apóstolos. Perseguido pelos imperadores e arianos é mandado quatro vezes ao exílio, viu por fim triunfar a verdadeira fé. Por sua doutrina e ardente amor a Cristo, é honrado como um dos quatro grandes doutores da Igreja Oriental.

Fonte: Vatican News e Pia Sociedade das Filhas de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários