Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Hoje a Igreja celebra São Sérgio, evangelizador do povo russo

Através de numerosos mosteiros, irradiava a cultura e a verdadeira fé

Reprodução

“Contemplando a Santíssima Trindade, vencer a odiosa divisão deste mundo.”

Essa frase reflete a alma contemplativa do santo de São Sérgio, considerado o “São Bento” da Rússia cristã. Na antiga Rússia, o Cristianismo penetrou por volta do século IX, sendo Vlademiro, o primeiro príncipe a se converter ao Cristianismo, isto em 1010.

A religião do Cristo esteve sempre na Rússia, ligada mais ao Oriente do que a Roma. Monge Sérgio, tornou-se o grande evangelizador do século XIV, pois, através de numerosos mosteiros, irradiava a cultura e a verdadeira fé.

Após deixar o declínio da vida monástica na Rússia, Sérgio experimentou, com seu irmão, a construção numa floresta virgem de uma capela dedicada à Santíssima Trindade, devoção desconhecida naquele povo.

O irmão não aguentou, mas com firmeza e santidade, o santo de hoje atraiu a muitos, até que edificaram um mosteiro em louvor a Santíssima Trindade.

Ordenado sacerdote para o melhor exercício da vocação de formar os monges na fundamental regra da oração e do trabalho, viveu São Sérgio: os “filhos”, a pobreza, a mansidão e total confiança na Divina Providência.

São Sérgio escreveu tanto que é considerado o grande educador nacional do povo russo. Faleceu com quase 80 anos de idade, em 25 de setembro de 1392, no mosteiro da Santíssima Trindade.

(Com informações de Canção Nova)

Deixe um comentário