Hoje a Igreja recorda Santa Olívia de Palermo

Olivia nasceu em Palermo, na Itália, em uma família nobre. Era uma bela jovem. Aos 12 anos de idade foi sequestrada, mas mantinha a calma e a fé. Foi levada para a África e, mesmo no cativeiro, começou a evangelizar as pessoas, inclusive seus sequestradores.

Reprodução da Internet

Exilada, foi forçada a viver entre os mendigos, sofrendo fome, sede, frio, nudez; Com suas orações, curou dois aleijados e os batizou em nome da Santíssima Trindade. Quando começaram a testemunhar a sua fé publicamente, eles foram presos e mortos horrivelmente. 

Colocada à disposição de Amira, governador da cidade. Por não se entregar a seus caprichos e paixões, Amira mandou açoitá-la e abandoná-la em meio a densa floresta. Desejava que ela fosse devorada pelos animais selvagens. Mas um milagre aconteceu. Os animais não lhe faziam mal. Por causa disso, muitas pessoas passavam a acreditar nos ensinamentos dela e recebiam a fé.

Santa Olívia conseguiu sobreviver e construiu um refúgio contra as intempéries. Passou a viver ali, entregue à oração, à penitência e à meditação. 

Certo dia, entretanto, foi descoberta por alguns caçadores. Estes, impressionados com sua força espiritual, converteram-se ao cristianismo

Sentindo-se ameaçado pelas numerosas conversões operadas por Santa Olívia, Amira mandou prendê-la e lançá-la na prisão

Padeceu várias crueldades e tortura, foi flagelada e mergulhada em um caldeirão de óleo fervente, mas saiu ilesa, sendo decapitada por fim. Todavia, seu sofrimento e sua morte por decapitação contribuíram ainda mais para mover os corações à conversão. 

A tranquilidade caracterizava a vida de Santa Olivia. Morreu humildimente e deixou como testemunho de vida a serenidade de espírito. Viveu imperturbável todos os momentos de sua vida.

Foi canonizada em 1664, por Alexandre VII.

Fonte: Rede Século XXI, Santos Sanctorum

guest
3 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Deyse
Deyse
2 meses atrás

Santa Olívia, rogai por nós! 🙏

Maria de Fátima Caetano Marques Ramanery
Maria de Fátima Caetano Marques Ramanery
1 mês atrás

Sou abençoada com uma netinha chamada Olívia. Ontem, 9 de junho, celebramos seu primeiro aniversário. O papai da nossa pequena Olívia foi para o céu no dia 11 de abril de 2023. Olívia não conheceu seu amado papai. No entanto, tenho certeza e fé, que do céu, seu papaizinho amado tem cuidado muito da nossa maravilhosa Olívia. Santa Olívia de Palermo, rogai por nós!

Evaldo José Gomes
Evaldo José Gomes
28 dias atrás

Tenho uma neta linda que se chama Olívia, obrigado Deus!!