Hoje a Igreja recorda São Lúcio de Cirene

Ilustração de Atos dos Apóstolos capítulo 13:3 – Lúcio de Cirene, Manaém, Paulo, Barnabé e Simeão Niger orando e jejuando. Jim Padgett, 1984. – Reprodução da Internet

Nos Atos dos Apóstolos, Lucas afirma que Lúcio atuava na comunidade cristã de Antioquia, juntamente com outros profetas e doutores, como Barnabé, Simeão, também chamado Níger, Manaém e Saulo (At 13,1).

Ele era de Cirene, na Líbia, onde foi bispo, nos primeiros tempos do cristianismo. Esses cinco profetas, segundo o que dizem os registros de Jerusalém, representavam o governo da primitiva Igreja de Antioquia.

Como vimos, só há a indicação do lugar da origem de Lúcio que não deve ser confundido com o mártir homônimo, procedente ele também de Cirene e martirizado sob o governo do imperador Diocleciano. Esse mártir, entretanto, não foi bispo e é venerado em outra data.

No Martirológio Romano, existem pelo menos vinte e dois santos com esse nome. Hoje se comemora justamente aquele que é o mais antigo e de quem se têm menos informações.

Fonte: Pia Sociedade Filhas de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários