Hoje a Igreja vive o silêncio do Sábado Santo

No Sábado Santo, a Igreja fica em silêncio: os sinos não tocam, as igrejas são despojadas e vazias. Neste dia, somos convidados a nos unir à Virgem Mãe e a viver na expectativa do novo Dia. A celebração de hoje ajuda-nos a compreender como viver, em confiante expectativa, os “muitos dias” de silêncio, que a vida nos apresenta ao longo da nossa existência. Somos convidados a parar, na companhia de Maria, pois este é o melhor modo de retomar o caminho.

No dia de hoje, um grande silêncio envolve a terra; um grande silêncio e uma grande serenidade, porque o Rei adormeceu. A terra, como o inferno, estremeceu e se calou, porque Deus adormeceu fisicamente: adormeceu, por um momento, e despertou os que jaziam nos ínferos… Ele vai à busca do homem, a ovelha perdida… Pega o homem pela mão e lhe diz: “”Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará” (Ef 5,14 – cf. Epifania de Salamina, Homilias para o Sábado Santo).

Oração:

Maria, Mãe das Dores, Mulher do sábado, dilacerada pela dor e em silêncio, seguistes vosso Filho  Jesus até à Cruz, permanecei ao nosso lado, seus filhos, como disse seu Filho. Protegei-nos e defendei-nos sob vosso manto, à espera do novo dia, dia da ressurreição do vosso Filho.

Maria, Mãe das Dores, Mulher do sábado, ajudai-nos a viver estes momentos de “cruz” e “silêncio”. Virgem Mãe, vós que estivestes, em pé, sob a cruz do vosso Filho e soubestes aguardar, com os discípulos do vosso Filho Jesus, ajudai-nos a viver na expectativa de tempos melhores, sem desperdiçar esta experiência da Paixão.

Maria, Mãe das Dores, Mulher do Sábado, protegei-nos e defendei-nos, rogai por nós, agora e sempre. Amém!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários