Hoje celebramos São Tomás de Aquino

Reprodução de Internet

Tomás nasceu no meio de uma família aristocrata, por volta de 1225. Apesar da forte oposição de sua família, ingressou na ordem de Santo à idade de 19 anos. Em 1245, seus superiores o enviaram a estudar em Paris, onde seus dotes de humildade não lhe permitiram ser reconhecido por sua habilidade e inteligência como deveria ser. A insistência de Santo Alberto e do Card. Saintcher, Tomás -que era apenas bacharel- começou a ensinar na Universidade de Paris, e obras como seus comentários sobre o Livro das Sentenças de Isaías e o Evangelho de São Mateus foram escritos. Quatro anos mais tarde, foi-lhe confiada a cátedra de doutor, encarregado de ensinar, discutir e pregar e no final desse ano, começou a escrever a Suma contra Gentis.

De 1259 a 1268, o santo era muito popular em toda a Itália, país que ensinou e pregou em muitas cidades. Por volta de 1266, começou a escrever a mais famosa de suas obras: a Summa Theologia. De volta a Paris, o santo -por revelação divina- se pronunciou sobre se os acidentes permaneciam realmente ou somente na aparência no Santíssimo Sacramento. Posteriormente, Tomás foi chamado novamente à Itália e ocupou o cargo de reitor da Universidade de Nápoles.

No ano seguinte, por causa de uma poderosa visão, Tomás parou de escrever e ensinar, sem terminar a Summa Theologia. Estava muito doente quando o Papa Gregório X o convidou para o Concílio de Lyon, mas durante a viagem sua doença se agravou ainda mais, sendo transferido para a abadia cistercience de Fossa Nuova, onde faleceu na madrugada de 7 de março de 1274.

Fonte: ACI Digital

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários