100 mil pessoas participam presencialmente da festa de São Judas Tadeu

Santuário na zona Sul da cidade adaptou estruturas e equipes de trabalho para que os fiéis expressassem sua devoção ao Santo com toda segurança

Priscila Thomé Nuzzi e Renata dos Santos Souza
ESPECIAL PARA O SÃO PAULO

Foi grande a afluência de fiéis no Santuário São Judas Tadeu, na Avenida Jabaquara, na zona Sul, na última quarta-feira, 28 de outubro, dia de São Judas Tadeu, o conhecido “Santos das causas desesperadas”.

De acordo com dados da sacristia, cerca de 4,5 mil hóstias foram utilizadas durante o dia e a organização estima que o público passante chegou a 100 mil pessoas.

Os festejos começaram as 5h e seguiram até quase 22h. Foram 11 celebrações e quase todas transmitidas pela internet. Por causa da pandemia, muitas coisas foram diferentes neste ano: não houve missa campal, o número de pessoas na igreja foi limitado e não aconteceu a tradicional procissão.

Ainda assim, foi surpreendente como a fé e a devoção a São Judas Tadeu permaneceram intactas. “Não há pandemia que segure o verdadeiro devoto em casa”, declarou Ana Esmera Santos, após passar pela imagem do Santo.   

O Santuário adaptou-se, com todos os cuidados exigidos em tempo de pandemia: marcação dos bancos, disponibilização de álcool em gel, aferição da temperatura corporal e inscrição prévia para a participação nas missas. As celebrações foram realizadas na “igreja nova”, com capacidade para até mil pessoas em tempos “normais”, mas que neste ano recebeu apenas 200 por missa e também no pátio da Obra Social, que fica na rua ao lado das igrejas.

Na igreja antiga, prevalecia a oração silenciosa dos fiéis que vieram agradecer e pedir graças. Como nos anos anteriores, durante todo o dia, confissões e bênçãos aconteciam simultaneamente. O já tradicional Bolo de São Judas foi vendido em embalagens individuais e o consumo não podia ser feito no local.

Dom Odilo: recebemos dos santos a herança da fé

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu a celebração das 17h, transmitida ao vivo pela Rádio 9 de Julho. Concelebrou o Padre Eli Lobato dos Santos, SCJ, Pároco e Reitor do Santuário desde 2018.

Na homilia, o Cardeal mencionou que a comemoração dos Santos Apóstolos é sempre motivo de recordarmos quem somos nós como cristãos, como Igreja: “Lembrando São Judas e outros tantos santos, devemos nos alegrar. Somos parte deles e da mesma Igreja. Recebemos deles a herança da fé que hoje vivemos, que hoje praticamos”.

Dom Odilo disse também que a devoção aos santos implica observarmos seus exemplos no seguimento ao Evangelho: “Vivamos com alegria, profundidade e perseverança essa fé tão preciosa”.

O Arcebispo de São Paulo ressaltou que neste tempo de pandemia, Deus esteve muito mais perto de todos do que se pode imaginar e que Ele não nos abandonou e não abandona os doentes, aqueles que sofrem: “Tanta força encontramos na fé! Não estamos sozinhos!”.

Dom Odilo pediu que a intercessão, o exemplo e testemunho dos apóstolos, nos façam perseverar e que possamos ajudar outros para que também encontrem o caminho de Deus, de força, de fé, do conforto espiritual. “Que Deus nos ajude e que permaneçamos fiéis, firmes na fé da Igreja, na fé que professaram os Santos Apóstolos”, finalizou.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários