Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

16 vocacionados ingressam no Seminário Propedêutico da Arquidiocese

No domingo, 8, chegaram ao Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de São Paulo, 16 jovens vocacionados, para vivenciar este primeiro ano formativo com vistas ao sacerdócio.

16 vocacionados ingressam no Seminário Propedêutico da Arquidiocese - Jornal O São Paulo
Seminaristas são recebidos pelo Reitor e o Vice-Reitor na capela do Seminário Propedêutico (Arquivo pessoal)

Após este ano no Propedêutico, os que forem aprovados passam à etapa do Discipulado, no Seminário de Filosofia Santo Cura d’Ars, onde permanecem por três anos. A etapa seguinte é a da Configuração, no Seminário de Teologia Bom Pastor, durante quatro anos, antes de receberem a ordenação diaconal, que antecede a ordenação presbiteral. 

Os propedeutas foram acolhidos pelos Padres João Henrique Novo do Prado, Reitor, e João Henrique Fouto, Vice-Reitor. Nesta primeira, eles são introduzidos na dinâmica do seminário, conhecem as atividades que realizarão nesta casa formativa e o cronograma de estudos do primeiro semestre.

“Pouco a pouco, eles vão sendo introduzidos na dinâmica do seminário. Nós observamos muito essa adaptação dos jovens nesse novo ritmo de vida. Nesta primeira semana, portanto, a eles são apresentados o ritmo da casa, o cronograma, quais são as atividades que serão realizadas durante o semestre, é, enfim, uma semana de adaptação, na qual as equipes de trabalho também são divididas. Cada um deles fica sabendo qual é a função que vai exercer no seminário neste semestre. Nós, formadores, estaremos bem próximos de cada seminarista para ver como será essa adaptação”, detalhou o Reitor ao O SÃO PAULO.

“Eles também já começam a rezar a liturgia das horas, nas horas canônicas, já experimentando, assim, uma vida mais intensa de oração. Também já começam as aulas próprias para esse tempo do Propedêutico”, detalhou o Padre João Henrique Novo do Prado.

Deixe um comentário