201 pessoas concluem os cursos da Pastoral da Saúde Arquidiocesana

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Uma missa na Catedral da Sé, na manhã do sábado, 2, marcou o encerramento das turmas dos cursos ofertados pela Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo desde o mês de março: o de agente de Pastoral da Saúde, realizado em cada uma das seis regiões episcopais semanalmente; e o de Pastoral Hospitalar, ministrado aos sábados na Paróquia Santa Generosa, no bairro do Paraíso.

Ao todo, 201 pessoas concluíram os cursos e foram enviadas em missão durante a missa presidida por Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana. Além de agentes da Arquidiocese, entre os concluintes estavam leigos de dioceses vizinhas e um pastor batista que atua na Capelania Evangélica do Hospital das Clínicas.

Na homilia, Dom Jorge lembrou que a cada dia é preciso se manter nos caminhos do Senhor e estar pronto para o encontro definitivo com Ele; e que “a exemplo do Mestre, deve-se doar a vida pelo próximo”. O Bispo Auxiliar fez votos de que um espírito de muita confiança impulsione as ações dos novos agentes da Pastoral da Saúde, a fim de bem realizem a missão de estar junto aos enfermos e de ser a presença solidária da Igreja. “Tudo o que fazemos aos que sofrem, estamos fazendo ao próprio Deus. Devemos colocar nossos talentos a serviço do Reino de Deus”, exortou.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Por meio dos cursos, a Pastoral da Saúde busca formar novas pessoas para que saibam como realizar as atividades próprias desta Pastoral, e aprofundem conhecimentos gerais sobre a Igreja, a saúde pública e os direitos dos enfermos.

“Depois de um ano de muita luta, nesta celebração podemos oferecer um grupo de agentes da Pastoral da Saúde à Arquidiocese de São Paulo”, declarou, nos agradecimentos ao final da missa, o Padre João Inácio Mildner, Assistente Eclesiástico da Pastoral da Saúde na Arquidiocese de São Paulo e Capelão do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

Padre João ressaltou que a Pastoral da Saúde tem a missão de ser o rosto misericordioso de Deus para com quem sofre, e exortou os novos agentes a partir em missão: “Vocês não irão visitar pessoas doentes, irão visitar o próprio Cristo”.

Por fim, o Sacerdote e o senhor José Gimenes, Coordenador da Pastoral da Saúde na Arquidiocese e no Regional Sul 1 da CNBB, pediram a todos os participantes da missa que convidem mais pessoas para se tornar agentes da Pastoral e para participar dos cursos no ano de 2024.

 (Colaborou: Professor Marcos Rubens Ferreira)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários